Tomás, CatarinaGaudêncio, Vitória Teixeira2025-01-072025-01-072024-04-12Gaudêncio, V. T. (2024). “Se eu te pintar as unhas, você vai ser uma mulher. ‘Cê quer ser uma mulher?” – Masculinidades e feminilidades pelas vozes das crianças de um jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18128http://hdl.handle.net/10400.21/18128Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala três de um jardim de infância (JI) da rede pública, na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e construção da identidade profissional de uma educadora de infância em formação. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados – observação participante, entrevista semiestruturada, entrevistas focalizadas de grupo e inquéritos por questionário – para analisar as Masculinidades e Feminilidades hegemónicas em Educação de Infância a partir das conceções de crianças de uma sala de um JI, das suas famílias e da educadora de infância. A análise e discussão dos dados recolhidos revelou a influência que a sociedade (família e jardim de infância) tem no processo de fazer género. Ademais, evidenciou a presença das questões de género nas relações entre pares, quer nas brincadeiras quer nos discursos entre crianças. Este relatório retrata um período em que fui, simultaneamente, estudante, estagiária e investigadora, papéis que estiveram em constante articulação e, por vezes, em confronto, e que, em colaboração com as crianças, famílias e equipas educativas, influenciaram a construção da minha identidade profissional, que se encontrará, para sempre, em (re)construção.The present report has been crafted within the framework of the Supervised Professional Practice Unit II, conducted in Room Three of a public kindergarten within the Lisbon Metropolitan Area. Within this document, we delve into the journey undertaken over the course of four months, spanning from October 2, 2023, to January 31, 2024. This journey encompasses pedagogical intervention, the cultivation of an investigative mindset, and the forging of the professional identity of a prospective early childhood educator. The qualitative research is rooted in a case study methodology and employs a variety of data collection techniques – including participant observation, semi-structured interviews, focused group discussions, and questionnaire surveys – to dissect the themes of hegemonic Masculinities and Femininities in Early Childhood Education. These themes are examined through the lens of children, their families, and the early childhood educator within a kindergarten. The analysis and discussion of the gathered data unveil the profound impact of societal influences (from both family and kindergarten environments) on the gendering process. Moreover, it underscores the prevalence of gender-related issues within peer interactions, manifesting in both play activities and verbal exchanges among children. This report portrays a period in which I was, at the same time, a student, intern and researcher, roles that were in constant articulation and, at times, in confrontation, and that, in collaboration with children, families and educational teams, influenced the construction of my professional identity, which will forever be in (re)construction.porEducação pré-escolarMasculinidades e feminilidadesGéneroCriançasRelações entre paresPre-school educationMasculinities and femininitiesGenderChildrenPeer-to-peer relationships“Se eu te pintar as unhas, você vai ser uma mulher. ‘Cê quer ser uma mulher?” – Masculinidades e feminilidades pelas vozes das crianças de um jardim de infânciamaster thesis203727436