Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9477
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorGarcia, Ana Filipa Candeias Nunes-
dc.date.accessioned2019-02-11T14:15:06Z-
dc.date.available2019-02-11T14:15:06Z-
dc.date.issued2018-04-26-
dc.identifier.citationGarcia, A. F. C. (2018). A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9477pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9477-
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), pertencente ao 3.º semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Decorre da prática realizada em Jardim de Infância, entre 25 de setembro de 2017 e 19 de janeiro de 2018. Este relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido no período de intervenção em Jardim de Infância, apresentando, de forma fundamentada, todo o trabalho desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e seis anos. Para além do já mencionado, será também apresentada uma investigação desenvolvida no mesmo contexto, na qual é apresentado todo o processo e consequente revisão da literatura, roteiro ético, análise e discussão dos dados. A investigação advém de uma problemática identificada no grupo de crianças envolvido na PPS II, relativa à dificuldade de comunicação oral do mesmo, sendo o objetivo de estudo da investigação, o de compreender se o desenho contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação oral em idade pré-escolar. No último capítulo, é realizada uma análise ao percurso feito nos dois módulos da Prática Profissional Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice module (module II), belonging to the 3rd semester of the Master's Degree in Pre-School Education on Lisbon Higher Education School. It comes from the practice performed in kindergarten, between September 25, 2017 and January 19, 2018. This report has one main objective, describe and reflect on the work developed during the period of intervention in kindergarten, presenting, in a grounded manner, all the work developed with a group of children between the ages of three and six. In addition to the aforementioned, a research developed in the same context will also be presented, which the whole process and consequent literature review, ethical road map, analysis and discussion of data are presented. The investigation comes from a problematic found in the group of children involved in PPS II, regarding the difficulty of oral communication on the same one, being the objective of study of the investigation, to realize if the design contributes to the development of oral communication skills, in pre-school age. In the last chapter an analysis is made of the course taken in the two modules of Supervised Professional Practice, preschool and kindergarten.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectComunicação oralpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectDrawingpt_PT
dc.subjectOral communicationpt_PT
dc.titleA importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oralpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar-
dc.identifier.tid202028291-
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1relatório PPSII_MEPEC_Ana Garcia_2016138.pdf6,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.