Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.21/9477
Title: A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
Author: Garcia, Ana Filipa Candeias Nunes
Advisor: Simões, Ana
Keywords: Jardim de Infância
Investigação-ação
Desenho
Comunicação oral
Kindergarten
Action research
Drawing
Oral communication
Defense Date: 26-Apr-2018
Citation: Garcia, A. F. C. (2018). A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9477
Abstract: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), pertencente ao 3.º semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Decorre da prática realizada em Jardim de Infância, entre 25 de setembro de 2017 e 19 de janeiro de 2018. Este relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido no período de intervenção em Jardim de Infância, apresentando, de forma fundamentada, todo o trabalho desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e seis anos. Para além do já mencionado, será também apresentada uma investigação desenvolvida no mesmo contexto, na qual é apresentado todo o processo e consequente revisão da literatura, roteiro ético, análise e discussão dos dados. A investigação advém de uma problemática identificada no grupo de crianças envolvido na PPS II, relativa à dificuldade de comunicação oral do mesmo, sendo o objetivo de estudo da investigação, o de compreender se o desenho contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação oral em idade pré-escolar. No último capítulo, é realizada uma análise ao percurso feito nos dois módulos da Prática Profissional Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância.
ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice module (module II), belonging to the 3rd semester of the Master's Degree in Pre-School Education on Lisbon Higher Education School. It comes from the practice performed in kindergarten, between September 25, 2017 and January 19, 2018. This report has one main objective, describe and reflect on the work developed during the period of intervention in kindergarten, presenting, in a grounded manner, all the work developed with a group of children between the ages of three and six. In addition to the aforementioned, a research developed in the same context will also be presented, which the whole process and consequent literature review, ethical road map, analysis and discussion of data are presented. The investigation comes from a problematic found in the group of children involved in PPS II, regarding the difficulty of oral communication on the same one, being the objective of study of the investigation, to realize if the design contributes to the development of oral communication skills, in pre-school age. In the last chapter an analysis is made of the course taken in the two modules of Supervised Professional Practice, preschool and kindergarten.
Description: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9477
Designation: Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:ESELx - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1relatório PPSII_MEPEC_Ana Garcia_2016138.pdf6,46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.