Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9425
Título: Música portuguesa no ensino do piano até ao final do ensino básico
Autor: Marques, Philippe Manuel Vicente
Orientador: Moyano, Jorge
Palavras-chave: Piano
Música portuguesa
Compositores portugueses
Ensino
Portuguese music
Portuguese composers
Education
Data de Defesa: Ago-2018
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: RESUMO I – Prática Pedagógica - O presente relatório descreve a actividade desenvolvida pelo autor enquanto estagiário no Conservatório de Música da Metropolitana no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O período a que se refere o trabalho compreende o ano lectivo de 2015/2016. É feita a caracterização da escola e dos três alunos – de 2.º, 4.º e 8.º graus – aos quais o autor deu aulas durante o período referido. São, também, relatados todos os processos envolvidos na prática lectiva, incluindo estratégias, objectivos, planos, técnicas utilizadas e conceitos teóricos pertinentes. No final é apresentada uma reflexão sobre toda a actividade desenvolvida.
RESUMO II – Investigação - O presente trabalho de investigação foca-se no problema da falta de divulgação da música de compositores portugueses no ensino do piano. Ao longo do mesmo, são analisadas as causas e consequências deste facto, bem como o possível impacto que o aumento da prática deste repertório pode ter na motivação dos alunos. É contabilizada, através de um questionário a professores de piano em Portugal, a presença actual da música de compositores portugueses nas escolas e são averiguados os compositores mais frequentemente interpretados. São, também, entrevistadas duas personalidades envolvidas no campo do ensino de música – uma professora de piano e um compositor – com vista a enriquecer o entendimento deste fenómeno.
ABSTRACT I – Pedagogical Practice - This report describes the activity developed by the author as an intern at the Conservatório de Música da Metropolitana in the scope of the Masters Degree in Music Education of the Escola Superior de Música de Lisboa. The period to which the work refers is the academic year of 2015/2016. It is made the description of the school and the three students to whom the author gave classes during the referred period, as well as reported all the processes involved in the teaching practice, including strategies, goals, plans, techniques and relevant theoretical notions. In the end, it is presented a reflection on all the activity developed.
ABSTRACT II – Research - The present research work focuses on the problem of the dissemination of the music of Portuguese composers in piano teaching, its causes and effects and the impact of this repertoire on the piano students motivation. It is recorded through an inquiry to piano teachers the current presence of portuguese music in schools and which composers are most often played. It also presents two interviews with personalities involved in the teaching of music – one piano teacher and one composer – in order to enrich the understanding of this phenomenon.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9425
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE ENSINO_Philippe Marques.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.