Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9420
Título: Prática regular do instrumento musical: tabelas de estudo individual para alunos de trompa desde a iniciação ao secundário
Autor: Gaspar, João Filipe Dinis
Orientador: Guerreiro, Paulo
Rosa, Joaquim Carmelo
Palavras-chave: Ensino da música
Prática individual
Tabelas de estudo
Music education
Individual practice
Practice tables
Data de Defesa: Set-2018
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I - A Prática Pedagógica deste documento apresenta o relatório do estágio realizado ao longo do ano letivo 2017/18 nas instituições de acolhimento Academia de Música de Óbidos e Conservatório de Artes Performativas de Almada, nas quais o mestrando teve a oportunidade de experienciar a sua ação docente, supervisionado pelo professor orientador. Ao longo desta primeira parte são descritas as contextualizações geoeconómicas, sociais e culturais de cada instituição, bem como o seu funcionamento interno, atividade, corpos docentes e discentes. Uma análise SWOT reflete, para cada uma, as perspetivas da observação dos seus pontos fortes e fracos, potencialidades e ameaças, no Ensino Artístico Especializado. Posteriormente, é feita uma descrição detalhada da constituição das diferentes classes de trompa para cada instituição de ensino e dos alunos que participaram no estágio como elementos de experiência e aplicação das novas estratégias desenvolvidas ao longo do ano letivo. Para concluir, uma reflexão final encerra a primeira parte do Relatório de Estágio, numa profunda análise da atividade docente do mestrando, as fragilidades encontradas, os desafios ultrapassados e perspetivas futuras, tomando como referência os erros cometidos e os conceitos apreendidos, caminhando num novo rumo a uma docência mais conhecedora, informada e experiente.
Resumo II - O grande objetivo da investigação levada a cabo ao longo do ano letivo respetivo ao estágio docente realizado pelo mestrando, é entender a adesão dos alunos e agentes parentais a ferramentas de apoio ao estudo regular, como as tabelas de prática individual propostas, criadas pelo professor. Numa primeira fase é feita uma abordagem à literatura existente que se refere à importância do estudo regular e, sobretudo, da sua organização e planeamento. Numa revisão mais profunda, as fontes apresentadas são aquelas nas quais o mestrando sustentou a sua ideia de elaboração de tabelas, a partir dos exemplos práticos sugeridos pelos respetivos autores, numa especialização prevista para a Trompa, instrumento de execução da amostra em investigação. A metodologia é apresentada sustentando a escolha de uma Investigação-ação, ao longo da qual o mestrando, na qualidade de docente, adapta os instrumentos de estudo, as próprias tabelas de estudo individual, em função das necessidades, identificando as fragilidades ocorrentes. Não pretendendo, objetivamente, entender a utilidade destes instrumentos e resultados na performance do aluno, reconhecendo a enorme dificuldade na obtenção dessa informação, o mestrando foca a sua investigação no processo de aplicação, analisando os entraves e benefícios identificados. Com esta investigação pretende-se abrir a discussão sobre o recurso a ferramentas de ensino que apoiem os momentos de prática individual que o docente não pode supervisionar, que implica uma maior dedicação do professor no planeamento de tarefas regulares para os seus alunos, incitando-os à organização e hábitos de estudo.
Abstract I - The first chapter, Pedagogical Practice, included in this document presents the report of the teaching internship realized over the academic year of 2017/18 in the music schools Academia de Música de Óbidos and Conservatório de Artes Performativas de Almada, in wich the master student had the opportunity to experience his teaching performance, under the control of his supervisor. Through this first part of the full document are described the geoeconomic, social and cultural contexts of each music school as well as their internal procedures and structures, activities, and board of teachers and students. A SWOT analysis reflects the perspectives of observation for both, each strengths, weaknesses, opportunities and threats on Music Education. Afterwards, it is described the detailed constitution of horn classes of each music school and also takes place the description of each participant student on the internship whom have been under new experiences and application of new strategies developed during the year. Concluding, a final reflection ends this first part of the internship report with a deep analysis of the teaching action of the master student, the weaknesses found, challenges overtopped and perspectives for the future, taking all mistakes and new concepts as references, walking trough a new way to a more knowledgeable, informed and experienced behaviour.
Abstract II - The main purpose of the investigation taken during the master student internship is to understand the acceptance of students and parents to new helping tools for the regular practice, like individual tables created by the teacher himself. In a first moment this part take look over the existing literature with reference to the regular practice and, overall, its planning and organization. In a deeper revision, references presented are those in which masters student sustained his idea of creation of tables, taking as example the suggestions of each author, regarding to the French Horn, the instrument played by the investigation sample. The method presented sustains the choice of an action-investigation, in which the master student, in the quality of teacher, adapts the practice tools, the developed individual practice tables, to each student needs, identifying the occurring weaknesses. Not pretending, objectively, to understand the utility of these tables and results on the student performance, recognizing the enormous difficulty to obtain that information, the master student attempts to the application process, analysing the identified barriers and benefits. With this investigation it is pretended to open the discussion about the use of music education tools that may support the moments of individual practice which the teacher cannot supervise, that implies more dedication of the teacher on planning regular tasks for their students, taking them to self-organization and practice habits.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9420
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

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