Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.21/9315
Title: Estratégias nos processos de design e ferramentas de acção: uma reflexão sobre plataformas colaborativas
Other Titles: Strategies in design processes and tools for action: a reflection on collaborative plaforms
Author: Grácio, Helena
Rijo, Cátia
Keywords: Processos de design
Plataformas colaborativas
Artesanato
Ferramentas de acção
Design Processes
Collaborative plaforms
Crafts
Tools of action
Issue Date: 2018
Citation: Grácio, H. Rijo, C. ; (2018) Estratégias nos processos de design e ferramentas de acção - Uma reflexão sobre plataformas colaborativas. Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes , VOL XI (21) Retrieved from journal URL: http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=312
Abstract: O propósito do presente artigo é propor uma reflexão teórica que alimente a discussão crítica e construtiva no estabelecimento de plataformas colaborativas entre designers e realidades externas, tais como o artesanato. Embora o design, enquanto disciplina, seja ainda recente, uma vez que muitos tendem a relacionar as suas origens com o advento da revolução industrial, esta tem vindo a evoluir drasticamente nos últimos anos para campos de acção muito diversos, levando o designer a desempenhar muito mais do que o papel do puro projectista. As colaborações entre designers e artesãos têm, por isso, florescido e dado lugar a novos diálogos, ultrapassando, muitas vezes, fronteiras linguísticas através da simplicidade de recursos visuais, cores e materiais; exemplo de algumas dessas colaborações, são os casos de designers contemporâneos. Os objectos são simbólicos, ou seja, o consumidor valoriza muitas vezes, mais o valor simbólico, a identidade e a comunicação de um objecto, do que a sua simples função primária, sendo que a carga simbólica que um artefacto acarreta é, também ela, uma função, mas efectivamente, não palpável, imaterial e, por vezes, efémera. Este é o verdadeiro desafio e propósito do designer: interpretar, reinterpretar, comunicar e traduzir o significado, o imaterial e o simbolismo, capaz de desencadear no consumidor as emoções e a consequente identificação com os produtos oferecidos.
ABSTRACT: The purpose of this article is to propose a theoretical reflection capable to feed a critical and constructive discussion in the establishment of collaborative plaforms between designers and external realities, such as crafts. Although design as a discipline is still recent, as many tend to relate their origins to the advent of the industrial revolution, it has been drastically evolving in recent years into very diverse fields of action, leading the designer to perform very more than the role of the pure designer. The collaborations between designers and craftsmen have therefore flourished and given rise to new dialogues, often surpassing linguistic frontiers through the simplicity of visual resources, colors and materials; example of some of these collaborations, are the cases of contemporary designers. The objects are symbolic, that is, the consumer often values the symbolic value, the identity and the communication of an object, rather than its simple primary function, and the symbolic charge that an artifact entails is a function, but actually, not palpable, immaterial and sometimes ephemeral. This is the true challenge and purpose of the designer: to interpret, to reinterpret, to communicate and to translate the meaning, the immaterial and the symbolism, able to trigger in the consumer the emotions and the consequent identification with the offered products.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9315
ISSN: 1646-9054
Publisher Version: http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=312
Appears in Collections:ESELx - Artigos



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