Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9286
Título: Introdução às técnicas contemporâneas no ensino de Conservatório
Autor: Rebelo, Adriana Sofia Viegas
Orientador: Barros, Olavo
Palavras-chave: Música contemporânea
Técnicas contemporâneas
Flauta
Ensino
Contemporary art music
Extended flute techniques
Teaching
Conservatório de Música D. Dinis
Data de Defesa: Set-2018
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I (Prática Pedagógica) - Inserido no Concelho de Odivelas, o Conservatório de Música D. Dinis é um dos centros da cultura e do ensino especializado da música da região e arredores. Durante o ano letivo 2017/2018, pude concretizar nesta instituição, onde eu mesma fui estudante, o meu Estágio de Ensino Especializado. Tal como no passado cresci como aluna e flautista, ao longo deste ano pude crescer como professora, observando as aulas de três alunas (de 1º, 5º e 7º graus), com a realização de mais de 60 fichas de observação, e com uma aula dada e previamente planeada a cada uma delas, uma vez por período letivo. Desta maneira, pude confrontar-me com as dificuldades diárias de ser professor, com vários tipos de alunos e instrumentistas e com o dia-a-dia de um conservatório regional. A atividade docente precisa constantemente de ser revista e criticada, atualizada e refletida, porque toda e qualquer prática pedagógica precisa de ser avaliada tendo em vista o futuro dos nossos discentes.
Resumo II (Investigação) - Esta investigação – Introdução às Técnicas Contemporâneas para Flauta no Ensino de Conservatório – teve como objetivo estudar a introdução ao ensino das técnicas contemporâneas para este instrumento aos jovens flautistas que atualmente frequentam os ciclos básicos e secundários do ensino especializado da música. Este trabalho contou com uma revisão da literatura, de forma a organizar as melhores fontes bibliográficas e de pesquisa para quem se queira introduzir nas técnicas contemporâneas para flauta ou começar a ensinar aos seus alunos. Inclui ainda um índice de técnicas contemporâneas que podem ser lecionadas aos alunos deste nível, onde descrevo algumas estratégias e os benefícios que a prática desse efeito podem trazer ao jovem flautista. Outra vertente desta investigação recolhe experiências a três níveis distintos: uma mais generalizada com recurso a um inquérito, outra com um carácter mais pessoal e intimista através de duas entrevistas realizadas a dois importantes flautistas do panorama nacional, e por fim, a aplicação da minha própria pesquisa nas aulas lecionadas no decorrer do Estágio do Ensino Especializado.
Abstract I (Teaching) - In Odivelas, the Conservatório de Música D. Dinis is one of the cultural centers specialized in music teaching. During the academic year 2017/2018, I attended my Specialized Teaching Internship, where once I was a student too. In the past, I grew up as a young student and flutist in this institution, this year I had the chance to grow up as a teacher as well. I observed three students (of 1st, 5th and 7th grades), adding up to more than 60 observation sheets and a previously planned lesson per academic period to each of them. This way, I could confront myself with the daily problems of being a teacher, different types of students and instrumentists, and the daily procedings of a regional music school. Teaching needs to be constantly reviewed and criticized, updated and reflected upon, because any pedagogical practice needs to be evaluated with eyes on the future; we as a teachers, do not just teach todays students, but future musicians that can be teachers themselves one day.
Abstract II (Research) - This research – Introduction to Extended Flute Techniques in Musical School Teaching – intends to study the introduction of the teaching of extended flute techniques to the younger flute students that are today studying at specialized music schools. The present work has a consistent literature research to better organize the best search and bibliographic sources to the ones who want to introduce themselves at the extended flute techniques or start teaching them. It includes as well an index of the extended techniques that may be teached to the above refered students and some strategies that could be applied at the classroom as well the benefits that extended techiniques can bring to the young flutists. On another hand, it was collected three kind of experiences: at first, a generalized way with an inquiry, secondly in a more personal and intimist way with two interviews to two important flutists in Portugal and at last, with pratic application in my internship lessons of my own research.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9286
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio MEM - 2012784 Adriana Rebelo.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.