Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/8911
Título: Formação de professores em ensino da geometria
Autor: Rodrigues, Margarida
Branco, Neusa
Palavras-chave: Geometria
Formação de professores
Data: 2017
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Rodrigues, M., & Branco, N. (2017). Formação de professores em ensino da geometria. Investigação em Educação Matemática 2017: O ensino e a aprendizagem da geometria, 139-144. ISSN: 2182-0023
Resumo: A geometria ocupa um lugar de grande relevância na educação em geral, sendo, por isso, fundamental proporcionar uma formação de qualidade aos professores neste domínio. De acordo com Goldenberg, Cuoco e Mark (1998), essa relevância justifica-se pelo facto de a geometria ajudar os alunos a estabelecer conexões com a matemática e por permitir o desenvolvimento de raciocínios visuais bem como a procura de invariantes. Numa perspetiva convergente, Johnston-Wilder e Mason (2005) destacam como aspetos centrais do pensamento geométrico (i) a invariância, (ii) a linguagem e pontos de vista, (iii) o raciocínio, e (iv) a visualização e representação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/8911
ISSN: 2182-0023
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores em ensino da geometriaATAS_EIEM 2017.pdf135,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.