Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/8777
Título: Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
Autor: Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva
Orientador: Moyano, Jorge
Figueiredo, Pedro
Palavras-chave: Ensino do piano
Iniciação musical
Métodos para piano
Piano teaching
Musical initiation
Piano methods
Data de Defesa: Jul-2016
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I - O presente Relatório de Estágio tem como objetivo dar a conhecer a experiência do estagiário, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no ano lectivo de 2015/16. Foram seleccionados três alunos de diferentes níveis de ensino para avaliar a actividade do estagiário enquanto docente de piano. Com este intuito, foi feita a caraterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Por fim, foi elaborada uma análise crítica da actividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática.
Resumo II - Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de métodos de iniciação para piano usados actualmente. Após a análise de cerca de vinte métodos diferentes, foram seleccionados quatro métodos para este estudo. Este documento pretende dotar o leitor de informação sistematizada acerca dos materiais estudados, permitindo assim uma eventual adopção de algum destes métodos por professores ou futuros professores de piano para as suas aulas de piano. Inicialmente, apresenta-se o projecto de investigação. De seguida é feita a revisão da literatura e explicada a metodologia de investigação adoptada. Na apresentação e análise dos resultados é feita a exposição dos dados recolhidos após a análise de cada um dos métodos seleccionados. Por fim, é apresentada a conclusão e reflexão final do documento.
Abstract I - This internship report aims to describe the experience of the intern, as part of the Master in Music Pedagogy at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa requirements. The internship was done at the Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo in Linda-a-Velha, during the academic year of 2015/16. Three students of different levels were selected in order to evaluate the intern activity as a piano teacher. To achieve the above mentioned goal, it was done a description of the school and of the students that were involved in the internship. A comprehensive explanation of the developed educational practices was included as well. Finally, it was exposed a critical analysis of the teaching activity that was developed during the internship and the description of the conclusions resulting from this experience.
Abstract II - This work is an analysis of a group of different piano methods for beginners used today. After analyzing about twenty different methods, four were selected for this study. This document aims to give the reader compiled information about these methods thus creating an eventual chance of them being adopted by current or future piano instructors. Firstly, the research project is presented. After that, a revision of the literature is made and the research methodology is explained. The description of the obtained results is mainly done by the exposition of the retrieved data from the analysis made to each method studied. At last, a conclusion and a final reflection is presented.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/8777
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Final Completo.pdf2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.