Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.21/848
Título: | Projecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de Dança |
Autor: | Moreira, Carla Sofia Serrano |
Orientador: | Nascimento, Vanda Maria dos Santos |
Palavras-chave: | Técnica de dança clássica Competências físicas e técnico-artísticas Escola Superior de Dança Ano zero Jovens adultos |
Data de Defesa: | Jan-2011 |
Resumo: | O curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) apresenta um currículo substancial e intensamente, prático que visa a formação do “artista” completo. Apesar de se pressupor uma maturação nesta área artística, a grande maioria dos candidatos à ESD não apresenta formação anterior sólida em técnicas de dança. Identificada esta problemática, o presente projecto pedagógico propôs a implementação de aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC) durante um ano lectivo com vista o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e artísticas, com o objectivo de aumentar o grau de preparação e, implicitamente, o nível técnico e artístico de jovens adultos candidatos à ESD, colmatando-se, assim, a referida lacuna. O Projecto Ano Zero foi, então, implementado nas instalações da ESD durante o ano lectivo de 2009/2010 (de Outubro a Julho). A amostra foi composta por um total de 16 indivíduos (número que foi variando ao longo do ano lectivo) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos. Para sustentar o estudo foi empreendida uma revisão crítica da literatura sobre os cursos ano zero, a transição para o ensino superior artístico, o jovem adulto e a iniciação à dança nesta fase. Para sustentar a prática e a construção de um programa de TDC, foram aplicados os instrumentos previstos na Investigação-Acção para a recolha de dados, promovendo a constante reflexão sobre a acção. Os resultados apontam para um aumento das competências dos alunos que se empenharam numa prática regular destas aulas, a excepção da componente equilíbrio, e para uma evolução técnico-artística positiva destes jovens adultos no contexto da TDC. Os alunos que se candidataram à ESD obtiveram classificação positiva nas provas de acesso. Conclui-se, então, que o grau de preparação dos alunos candidatos foi aumentado e confirma-se, assim, a pertinência da implementação de um curso Ano Zero na ESD. |
Descrição: | Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.21/848 |
Aparece nas colecções: | ESD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RF_PP_MED-2011CarMor.pdf | Relatório final | 2,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.