Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/8405
Título: Os museus e o público sénior proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público séniro de baixo nível de escolaridade
Autor: Guarita, Ana Lúcia de Barros
Orientador: Mendes, Ana Bela
Palavras-chave: Museus
Serviços educativos
Inclusão
Público senior
Museums
Educational services
Inclusion
Senior publics
Data de Defesa: 15-Dez-2017
Resumo: A dissertação de mestrado em educação artística que aqui apresentamos pretende contribuir para uma melhoria do acolhimento nos museus de arte, a públicos seniores de baixa escolaridade, tendo-se, para esse efeito, elaborado uma proposta de ação museológica, no contexto da educação ao longo da vida. Portugal é o 4º país mais envelhecido do mundo segundo o Ranking elaborado pelas Nações Unidas (2015). De acordo com os dados do Pordata, no ano de 2016, em Portugal, por cada 100 jovens havia 149 idosos. Podemos afirmar com isto, que o futuro terá de ter como preocupação o trabalho com idosos e para os idosos! Num futuro muito próximo teremos idosos com maior literacia e mais participativos, devido à longevidade estes grupos serão cada vez mais o público dos serviços culturais, nomeadamente, dos museus mas, “ Estarão os museus preparados para receberem o público sénior? Que deverão ter em conta num futuro onde 40% da população em Portugal terá mais de 60 anos? Com museus cada vez mais centrados nos seus visitantes e com a realidade nacional existente, é essencial incluir e envolver o público mais velho nas ações previstas pelos serviços educativos garantindo o seu bem-estar no acolhimento Ao “abrir” os serviços educativos a grupos seniores estamos a reconhecer uma igualdade de oportunidades culturais, tantas vezes difundida, mas também tantas vezes esquecida, compreendendo, portanto, os novos papéis sociais dos idosos na sociedade contemporânea. Para o entendimento desse contexto, investigaremos alternativas que possibilitem uma mediação cultural impulsionadora da inclusão para este público nos museus.
ABSTRACT The master's thesis in art education that here we present intends to contribute to an improvement of the public reception of low-educated senior in art museums, and to that end, drafted a proposal for a musecological action in the context of lifelong education. Portugal is the fourth oldest country in the world according to the Ranking drawn up by the United Nations (2015). According to Pordata, in 2016, in Portugal, for every 100 young people there were 149 elderly people. With this, we can affirm, that the future will have to worry about working with the elderly and the elderly. In the very near future we will have older people with more literacy and more participative, due to the longevity of these groups will be increasingly the public cultural services, namely, the museums but, "are the museums prepared to receive the senior audiences? what should take into account in a future where 40% of the population in Portugal will have more than 60 years old? With museums increasingly focusing on your visitors and with the existing national reality, it is essential to include and involve the older public in the actions provided for by the educational services ensuring their well-being in this host of museums. By opening" educational services to senior groups we recognize equal cultural opportunities, which is so widespread, but often forgotten, understanding, therefore, the new social roles of the elderly in contemporary society. In order to understand this context, we will investigate alternatives that allow a cultural mediation to promote inclusion for this audience in museums.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização em Artes Plásticas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/8405
Designação: Educação Artística
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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