Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/8036
Título: Improvisação e criatividade na prática do instrumento fagote
Autor: Paraíso, Tiago Filipe Santos
Orientador: Correia, Luís
Palavras-chave: Criatividade no ensino
Improvisação no ensino
Jogos de improvisação
Criativity in teaching
Free improvisation in teaching
Improvisation games
Data de Defesa: Jun-2017
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I (Prática Pedagógica) - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Este documento incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório Regional de Palmela no ano letivo 2016/2017, abrangendo três alunos dos diferentes graus de ensino. Este estágio tem como principal objetivo proporcionar a aprendizagem e a preparação especificamente direcionados para o exercício do ensino do Fagote, bem como facilitar a inserção profissional no mercado de trabalho. Neste relatório, para além da caracterização do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, foram também caracterizados os diferentes alunos assim como o seu desempenho ao longo do ano letivo, salientando as estratégias usadas para que os objetivos propostos fossem alcançados. Este trabalho consistiu na avaliação do meu desempenho enquanto docente de fagote e permitindo uma reflexão e autocrítica com o objetivo de melhorar todos os aspetos da minha atividade docente.
Resumo II (Investigação) - Este Projeto de Investigação centra-se no desenvolvimento de capacidades que combatam a inibição e falta de experiência que os alunos de instrumento têm em improvisar e exprimir a sua criatividade. Esta inibição é prejudicial para o desenvolvimento criativo dos alunos, que têm sempre o objetivo de ter uma boa nota e não de evoluírem a sua capacidade criativa. Esta secção encontra-se dividida em duas partes: a primeira parte constituída pela revisão da literatura e a segunda pela descrição da Oficina de Improvisação Livre realizada com cinco alunos de fagote. A revisão da literatura incidirá sobre a criatividade e improvisação livre no ensino. A Oficina de Improvisação Livre teve como objetivo avaliar o efeito de alguns jogos de improvisação no desenvolvimento da criatividade e pensamento criativo nos alunos.
Abstract I (Teaching) - The Internship Report was elaborate in the contexto of the Curricular Unit of the Internship of Specialized Education, Master in Music Education by the School of Music of Lisbon. This document focuses on pedagogical pratice developed at the Regional Conservatory of Palmela during the academic year 2016/2017, including three students of different educational levels. This stage aims to provide learning and preparation specifically directed to the bassoon teaching and facilitating the professional integration in the job market. In this report, besides the characterization of the educational institution where the internship took place, the different students were also characterized as well as their performance throughout the academic year, highlighting the strategies used to achieve the proposed objectives. This work consisted in the evaluation of my performance as a bassoon teacher and allowing for reflection and self-criticism in order to improve all aspects of my teaching activity.
Abstract II (Research Project) - This Research Project focuses on developing skills that combat the inhibition and lack of experience that the instrument students have in improvising and expressing their creativity. This inhibition is detrimental to the creative development of students, who always aim to have a good grade and not to evolve their creative ability. This section is divided into two parts: the first part consists of the review of the literature and the second part by description of the Free Improvisation Workshop held with five bassoon students. The literature review will focus on creativity and free improvisation in teaching. The Free Improvisation Workshop aimed to evaluate the effect of some improvisation games on the development of creativity and creative thinking in students.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/8036
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE2 Tiago Paraíso.pdf7,25 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.