Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4600
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSerra, Paula-
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida-
dc.date.accessioned2015-05-27T08:47:25Z-
dc.date.available2015-05-27T08:47:25Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.citationSerra, P., & Rodrigues, M (2015). A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos: Entre os livros infantis e os padrões de repetição. Educação e Matemática, 132, 3-9. ISSN: 0871-7222por
dc.identifier.issn0871-7222-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4600-
dc.description.abstractSão vários os autores que referem a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais, nomeadamente desde o pré-escolar. Para Threlfall(1999), o estudo dos padrões constitui um veículo privilegiado para o fazer. Neste artigo, apresentam-se algumas das tarefas que foram propostas a um grupo de crianças de 4 anos, centradas em padrões de repetição, num contexto de exploração da literatura infantil, tendo surgido na sequência das histórias «A lagartinha comilona» e «A casa da Mosca Fosca». Todas as tarefas foram iniciadas sempre com a leitura da história respetiva, em grande grupo. As tarefas foram realizadas no âmbito da tese de mestrado da primeira autora (Serra, 2014), educadora das crianças, sendo que os nomes das crianças aqui referidos são fictícios, de modo a garantir o seu anonimato.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAPMpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectLivro infantilpor
dc.subjectPadrões de repetiçãopor
dc.titleA emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos — entre os livros infantis e os padrões de repetiçãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.firstPage3por
degois.publication.lastPage9por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleEducação e Matemáticapor
degois.publication.volume132por
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos.pdf441,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.