Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4577
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dc.contributor.authorPereira, Sara-
dc.contributor.authorRosa, Manuela-
dc.date.accessioned2015-05-21T13:20:24Z-
dc.date.available2015-05-21T13:20:24Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4577-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo caracterizar um dos maiores desafios sentidos no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar: caracterizar as formas de gerir e resolver os conflitos que iam ocorrendo entre as crianças de uma sala de Jardim de Infância. Numa prática desenvolvida dentro do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) fez-se a análise da influência do diário de grupo e do conselho semanal (instrumentos reguladores utilizados nesta metodologia) na gestão e resolução de conflitos num grupo de crianças, abordando uma perspetiva de gestão flexível e participada nas situações problemáticas. Cada modelo curricular tem as suas singularidades, contudo a característica que considero mais importante no modelo do MEM é a autonomia que é dada às crianças. Este modelo promove a passagem da heteronimia para a autonomia (Estrela, 2007, p. 35), aspeto este que considero essencial na análise da gestão de conflitos interpessoais. Tendo em consideração as vivências experienciadas ao longo da prática e a revisão de literatura efetuada conclui-se que estes instrumentos influenciam positivamente a gestão de conflitos interpessoais na medida em que as crianças se sentem parte integrante de um grupo e, como tal, percebem que têm direitos e deveres.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConflitopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInstrumentos reguladorespor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectDiário de grupopor
dc.subjectConselho semanalpor
dc.titleA influência dos instrumentos reguladores na gestão e resolução de conflitos no jardim de infânciapor
dc.typearticlepor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.firstPage219por
degois.publication.lastPage229por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapor
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