
 
 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Maria Inácia Rezola 

 

Emissora Nacional (1974-1975): uma estação do povo, ao serviço do 

povo 

---------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Emissora Nacional (1974-1975): uma estação do povo, ao serviço do povo 

 

Emissora Nacional (1974-1975): a radio station at the service of the people 

 

Maria Inácia Rezola (Instituto de História Contemporânea – FCSH/UNL; Escola Superior de 

Comunicação Social – ESCS-IPL) 

irezola@escs.ipl.pt  

 

Resumo 

De acordo com o académico britânico John Street, “é sem surpresa que, quando ocorre um 

golpe de estado, os rebeldes se dirigem primeiro para as estações de rádio e televisão, para 

assegurar a sua vitória. É também óbvio que um dispositivo para a subsequente manutenção 

do controlo é a gestão estrita do fluxo de informação” (Street, 2001: 6-7).  

Apesar das suas especificidades, o 25 de Abril de 1974 não escapa a esta regra. 

Desencadeadas através de duas senhas radiofónicas, as operações militares iniciam-se com a 

tomada do Rádio Clube Português (RCP), Emissora Nacional (EN) e Radiotelevisão Portuguesa 

(RTP). Conscientes da sua importância estratégica, os capitães de Abril colocam os meios de 

comunicação social entre os pontos vitais a tomar no início das operações de derrube doa 

ditadura. Alcançado esse objectivo, o Programa do MFA consignava a liberdade de expressão e 

a promulgação de uma nova Lei de Imprensa. No entanto, a gestão e o controlo dos órgãos de 

comunicação social rapidamente se transformam numa prioridade, num país que se agita sob 

um processo revolucionário que transcende qualquer previsão ou projecto idealizado pelos 

Capitães. 

Tal como acontece noutros domínios da vida nacional, a Revolução de Abril marcou um ponto 

de viragem no jornalismo e nos media. Acentuando a importância do fim da censura e da 

restauração das liberdades, a tónica dominante das obras publicadas sobre o período incide na 

ideia da “saturação ideológica” e da “impossível neutralidade jornalística” dos órgãos de 

comunicação social. Alvo de variadas tentativas de controlo por parte de diferentes forças 

políticas e palco de violentas lutas que contribuíram para o agravamento da tensão política 

mailto:irezola@escs.ipl.pt


 
 

 

desses momentos, os meios de comunicação foram actores políticos e uma peça central do 

processo revolucionário. Em causa esteve não apenas a luta pela liberdade de expressão e de 

imprensa como também pela definição do modelo político a implementar (Mesquita, 1994; 

Figueira, 2007). 

Com este artigo propomo-nos contribuir para um aprofundamento do conhecimento do período 

através de uma análise das mudanças ocorridas na Emissora Nacional nos anos de 1974-1975. 

 

Palavras-chave: História dos media; Revolução Portuguesa de 1974-1975; Emissora 

Nacional; purgas políticas. 

 

Abstract 

According to the British academic John Street, “It is no surprise that, when political coups take 

place, the rebels head first for the radio and television stations in order to secure their victory. 

It is also obvious that one device for subsequently maintaining control is to manage strictly the 

flow of information” (Street, 2001: 6-7). Despite its specificities, the 25 of April of 1974 coup 

is no exception to this rule. Triggered by two radio passwords, the military operations begin 

with the seizure of Rádio Clube Português (RCP), Emissora Nacional (EN) and Radiotelevisão 

Portuguesa (RTP). Aware of its strategic importance, Captains’ Movement place the media 

amid the vital points to be taken at the beginning of the Coup d’état. Once the dictatorship 

was overthrown, the Armed Forces Movement’s Program advocated the re-establishment of 

freedom of expression and information, as well as the enactment of a new press law. However, 

the management and control of the media rapidly become a priority, in a country shaken 

under a revolutionary process that transcended any prediction or project idealized by the 

Captains. 

As in other domains of national life, the Carnation Revolution represented a turning point in 

Portuguese media and journalism. Emphasizing the importance of the end of censorship and 

the restoration of basic freedoms, the dominant emphasis of published works on the period 

focuses on the idea of "ideological saturation" and the "impossible journalistic neutrality" of the 

media. Target of countless attempts of control by different political forces and arena of violent 

struggles that contributed to the exacerbation of the political tension of these moments, the 

media were political actors and a centrepiece of the Portuguese revolutionary process. Not only 

was the struggle for freedom of expression and of the press concerned, but also the definition 

of the political model to be implemented (Mesquita, 1994; Figueira, 2007). 

With this article, we intend to contribute to a deeper knowledge of the period through an 

analysis of the changes carried out in Emissora Nacional in the years 1974-1975. 

 



 
 

 

Key-words: Media History; Portuguese Revolution of 1974-1975; National Broadcast; Political 

purges. 

 

Um país em revolução 

Enraizou-se na nossa memória colectiva a imagem de que a conquista da democracia e, 

sobretudo, o 25 de Abril de 1974, foi uma “marcha triunfal”. De facto, nesse dia, em menos de 

24 horas, o Movimento das Forças Armadas (MFA) põe termo a uma das mais velhas ditaduras 

do mundo (1926-1974). No entanto, a rapidez e relativa facilidade com que os jovens capitães 

levam a cabo a “Operação fim de regime” não nos permitem escamotear os riscos que a 

mesma encerrava como também o facto de a sua intervenção não se traduzir na imediata 

instauração de uma ordem democrática. A definição do novo regime ocorre no meio de lutas e 

violentos confrontos que, sobretudo a partir do Verão de 1975, quase conduziram o país a uma 

guerra civil. Assiste-se a uma ruptura do sistema, ao colapso da autoridade do Estado e ao 

desenvolvimento de um processo revolucionário que se prolongará durante quase dois anos. 

Existe já um considerável número de estudos que analisa as profundas transformações que se 

operam no sector da Comunicação Social na sequência do derrube da ditadura. Desde logo, 

revelando como a imediata abolição da censura deu lugar ao estabelecimento de novos 

sistemas de controlo, nomeadamente através da constituição, na dependência da Junta de 

Salvação Nacional, de uma Comissão Ad Hoc para controle da imprensa, rádio, televisão, 

teatro e cinema (Mesquita, 1988). Depois, demonstrando a “obsessão” de diferentes forças 

político-militares pelo controlo dos media. Os Meios de Comunicação estiveram, desde o 

primeiro momento, amplamente empenhados na revolução, transformando-se, eles próprios, 

em activos actores políticos (Figueira, 2007). O “Caso Renascença”, envolvendo a estação 

radiofónica da Igreja católica, ocupada pelos seus jornalistas é, a este respeito paradigmático, 

dividindo profundamente a opinião pública nacional (Ribeiro, 2002). O mesmo se deve dizer 

sobre o “caso República”, cujo impacto transcendeu as fronteiras nacionais na sequência da 

campanha desenvolvida pelo Partido Socialista (PS), acusando o Partido Comunista (PCP) de 

pretender tomar o jornal (Rebelo, 1994). A incapacidade do Conselho da Revolução (CR) em 

gerir a situação, a denúncia de uma escalada mais ampla tendo em vista o controlo dos meios 

de comunicação e a crise política que o episódio despoleta (crise do IV Governo Provisório), 

fazem deste um episódio central da revolução portuguesa.  

Outro aspecto enfatizado pelos autores que estudam o período é a luta política e influência dos 

sindicatos e comissões de trabalhadores nas redacções e empresas. Num primeiro momento, 

os conselhos de administração e de gestão das estações radiofónicas e da televisão, bem como 

dos principais jornais, foram forçados a afastar-se. Muitas redacções foram depuradas dos 

elementos tidos como comprometidos com o regime deposto. A 2 de Maio, a comissão de 

trabalhadores do Rádio Clube Português exige a demissão dos directores. Rodolfo Iriarte, chefe 



 
 

 

de redacção, assume o cargo de director interino do jornal A Capital, em substituição de 

Henrique Martins de Carvalho. No dia seguinte, o Diário de Lisboa anuncia uma ampla 

reestruturação que passa pela entrega da gestão jornalística do diário à sua redacção, agora 

completamente independente da administração da empresa. No Diário de Notícias os 

trabalhadores mobilizam-se e afastam o director, administradores e outros elementos dos 

quadros da empresa acusados de conivência e colaboracionismo com a ditadura. Iniciado 

poucos dias depois do derrube a ditadura, o duro confronto entre a direcção e os trabalhadores 

de O Século leva não apenas ao afastamento do seu director, em Fevereiro de 1975, como 

ainda à ocupação da redacção (Outubro de 1975). O confronto entre trabalhadores e direcção 

do Jornal do Comércio dá lugar a uma longa greve que, desencadeada a 22 de Agosto de 

1974, se arrasta durante meses. Em suma, os meios de comunicação não escapam à agitação 

e conflituosidade que percorre a sociedade portuguesa durante a revolução. 

Com este artigo propomo-nos contribuir para um aprofundamento do conhecimento do período 

através de uma análise das mudanças ocorridas na Emissora Nacional nos anos de 1974-1975. 

O tema afigura-se-nos de extrema importância. Desde logo porque a Emissora Nacional fora a 

estação oficial e um dos meios de comunicação mais poderosos da Ditadura (Ribeiro, 2005; 

Santos, 2011). Depois porque, acompanhando uma tendência verificada noutros órgãos de 

comunicação social, ela vai ser palco de profundas convulsões, reflexo das lutas mais amplas 

que atravessam o país. Como observava no Verão de 1975 o então tenente Álvaro Esteves, 

ex-adjunto da direcção da estação, a “Emissora Nacional, que durante largos anos foi um dos 

órgãos mais responsáveis da alienação fascista, é hoje o reflexo da luta que se generalizou” (A 

Capital, 29/8/75). 

A pesquisa que desenvolvemos nos arquivos da RTP/EN, complementada com a análise de 

imprensa da época e entrevistas, permitiu-nos detectar duas linhas de força centrais na 

evolução da Emissora no período em análise. A primeira traduz-se na preocupação com o 

estabelecimento de novas normas de funcionamento e de renovação da grelha de 

programação e constitui, sem lugar a dúvida, uma prioridade depois do derrube da ditadura. 

Depois, é também necessário assinalar o empenho na renovação dos quadros da estação. A 

enfase colocada numa ou noutra vertente não é uniforme ao longo do período em análise, 

variando de acordo com as mudanças operadas em termos de direcção da Emissora, mas 

também com os próprios ritmos da revolução. De qualquer forma, desde os primeiros 

momentos, uma ideia parece inequívoca: a Emissora Nacional era agora uma estação do povo 

e ao serviço do povo. 

 

Colocar a Emissora Nacional ao serviço da Revolução 

Reflectindo sobre a importância da informação radiodifundida no conceito de operação, Otelo 

Saraiva de Carvalho assinala a relevância das emissoras no plano de operações do 25 de Abril: 



 
 

 

“através de comunicados radiodifundidos, podíamos motivar psicologicamente a população 

para uma adesão ao movimento” (Carvalho, 1977: 315). Como recorda o responsável pelo 

sector operacional da Comissão Coordenadora do MFA, o facto de não disporem em Lisboa de 

efectivos suficientes para a tomada de todas as estações de rádio, obrigou-o a centrar a sua 

atenção “para aquelas cuja potência de emissão as tornasse objectivos verdadeiramente 

rentáveis. Dentre estas, avultam, obviamente, a Emissora Nacional e o Rádio Clube 

Português”. Porque, acrescenta,  

 

“Conquistar a «emissora oficial do regime» e silenciá‑la, passando a utilizar outra, 

particular, entretanto também conquistada, parecia‑me, do ponto de vista 

psicológico sobre a população, um golpe excelente. Pela afirmação de força e pela 

negação de utilização de uma odiosa his master’s voice que tal acto, 

simbolicamente, representava” (Carvalho, 1977, p. 315).  

 

Estação particular fundada em 1930, pelo capitão Jorge Botelho Moniz, o Rádio Clube 

Português não oferecia dificuldades de maior em termos operacionais. Comandado pelo major 

Costa Neves, o Grupo n.º 10 ocupa o RCP sem incidentes cerca das 3h32. Escolhido para posto 

emissor do MFA, é aos seus microfones que é lido o primeiro comunicado do posto de comando 

do MFA pedindo à população que mantenha a tranquilidade (4h26). Diferente se afigurava a 

situação da sede da Emissora Nacional que dispunha de protecção policial. A missão, entregue 

a uma força do Campo de Tiro da Serra da Carregueira (CTSC), é levada a cabo com sucesso e 

comunicada ao posto de comando da Pontinha às 3h50: “Daqui Maior de Lima 18. Informo 

ocupámos Tóquio sem qualquer incidente”. 

Os relatos de que dispomos sobre as horas que se seguiram dão conta das dificuldades iniciais 

dos ocupantes da Rua do Quelhas em cortar a emissão que, entretanto, tinha passado para os 

estúdios de S. Marçal (Serejo, 2001). Vencidas todas as resistências, ao início da manhã, já 

depois de aos seus microfones ser transmitido um comunicado do MFA (8h30), a emissão é 

cortada. Nada voltaria a ser o mesmo naquela que, durante décadas (1935-1974) fora a 

emissora oficial do regime. 

O ambiente na EN nos dois dias que se seguem à queda da ditadura é de alguma indefinição, 

pautando-se sobretudo pelo sentimento de liberdade que invadia muitos locutores e outros 

funcionários. Segundo o Relatório de Acção do Campo de Tiro da Serra da Carregueira (1974), 

“de um modo geral descontentes com o anterior regime” os funcionários “receberam com 

alegria e entusiasmo a mudança oferecida pelo Movimento”. Finalmente, a 28 de Abril, a Junta 

de Salvação Nacional designa uma comissão «ad-hoc» (Comissão Administrativa) para dirigir a 

Emissora Nacional, iniciativa que, sem dúvida, constitui a primeira mudança de vulto na 

estação. Integrando três oficiais das Forças Armadas (Delfim de Campos Moura, José Maria de 



 
 

 

Azevedo e Adalberto Machado e Moura), esta direcção inaugura uma tendência que se manterá 

durante todo o processo revolucionário: a ocupação dos cargos directivos da Emissora por 

militares do MFA.  

Activo membro do Movimento dos Capitães, autor do primeiro documento-proposta de cariz 

político, José Maria de Azevedo destacara-se no processo de elaboração do Programa do MFA. 

Campos Moura, por seu lado, fizera parte do “grupo de comandos” que procedera ao assalto 

ao Rádio Clube Português. Um ano mais tarde integraria, conjuntamente com Machado Moura, 

a 1.ª Comissão Nacional de Eleições, em representação do MFA. Apesar do seu caracter 

provisório, é no curto mandato desta Comissão Administrativa que se operam as mais 

determinantes mudanças na EN. 

Estabelecendo como prioridade a manutenção da estação em funcionamento, colocando-a ao 

serviço da revolução, as primeiras ordens de serviço da Comissão Administrativa determinam 

uma nova orientação para a programação que deveria obedecer aos princípios do Programa do 

MFA e ao novo poder político. Paralelamente, e uma vez que, conotados com o anterior 

regime, os principais dirigentes da emissora tinham sido afastados, estipula-se também que os 

assuntos normais de programação sejam geridos pelos quadros de chefia que se mantinham 

em funções, ou seja, pelos chefes de repartição e de secção. Segundo as instruções então 

emitidas pela nova direcção, a sua acção deveria ser desenvolvida com “discernimento e 

eficiência”, orientando o pessoal “para os mesmos objectivos, e não, como anteriormente, 

meros veículos transmissores de decisão vindas de cima” (AH RTP/EN, OS 2, 30/4/74). À 

Comissão Administrativa cabia auxiliar e orientar superiormente essas chefias no seu trabalho 

quotidiano, assim como fiscalizar e aprovar os serviços noticiosos. Cumpre referir que esta 

intervenção nos media estava prevista no programa do MFA onde se determina que, apesar da 

imediata abolição da censura e do exame prévio, a “necessidade de salvaguardar os segredos 

dos aspectos militares e evitar perturbações na opinião pública” obrigava à constituição de 

uma Comissão Ad Hoc para controle dos meios de comunicação que funcionaria até à 

promulgação da nova lei de imprensa. Até à sua constituição, a 25 de Junho de 1974, são 

criadas comissões ad hoc para cada um dos órgãos. 

Em termos de programação, operam-se também as primeiras mudanças, sendo suspensos 

vários programas conotados com o ideário e princípios da ditadura. Encontram-se neste caso 

os programas “Rádio Rural”, “Ginástica Matinal” ou “A Voz do Ocidente”, uma rubrica de 

propaganda anticomunista, popularizada pelo slogan “Aqui, Voz do Ocidente, Rádio Moscovo 

não fala verdade”. Paralelamente determina-se o prosseguimento de programas de grande 

qualidade que, durante décadas, tinham contribuído para o prestígio da emissora. Desta forma 

garante-se a transmissão directa e integral dos espectáculos do Teatro Nacional de S. Carlos, 

dos concertos da Orquestra Sinfónica Nacional “que se realizem à noite e uma excelente 



 
 

 

programação de discos de música erudita e de festivais de música, recebidos das principais 

emissoras da Europa” (O Primeiro de Janeiro, 5/5/74).  

Finalmente, é pedido aos Centros Regionais que, no prazo de oito dias, apresentem um novo 

mapa-tipo “de características vincadamente locais”, e o “esboço-padrão” de cada programa 

que desejariam incluir nesse mapa. A decisão fundamenta-se na ideia de que era necessário 

“personalizar a programação dos Centros Regionais, que há longos anos se enfeudava aos 

programas de Lisboa” (AH RTP/EN, OS 5, 6/5/74). 

Estes ajustamentos na programação exigiam uma reestruturação da empresa em termos 

técnicos e humanos, de maneira a responder aos “naturais anseios dos profissionais da EN” de 

“construção de obra nova, digna e significativa” (AH RTP/RDP, OS 13, 15/5/74). A missão, 

levada a cabo pela Comissão Administrativa e por um conjunto de profissionais expressamente 

recrutados para o efeito, traduz-se na constituição de uma nova Comissão Coordenadora de 

Programas e de uma comissão técnica de apoio à reestruturação. Dirigida por Álvaro Belo 

Marques, a Comissão Coordenadora de Programas integra elementos com experiência no meio 

(como Nuno Martins, Manuel Tomás ou Carlos Albino) mas também na imprensa escrita (como 

Jaime Gama, Eugénio Alves ou José Jorge Letria). 

Como resultado das primeiras reflexões desenvolvidas por esta comissão, a 23 de Maio é 

publicado um esquema orgânico transitório do Serviço de Programas, tendo em vista 

estrutura-lo de forma a permitir “o desenvolvimento do trabalho radiofónico segundo a 

orientação estabelecida de emissora aberta e atenta às diversas correntes de opinião e às 

necessidades de esclarecimento do conjunto da população do país, em correcto equilíbrio” (AH 

RTP/RDP, OS 25, 23/5/74). A antiga estrutura fortemente vertical e hierarquizada (presidente, 

direcção, subdirecções), dá lugar a uma estrutura horizontal de cinco serviços (de Programas e 

Planificação; criativos; informativos; realização; de apoio) encimada apenas pela Direcção de 

Programa. 

Os problemas organizativos e de funcionamento são, no entanto, mais vastos, sobretudo 

porque a reorganização da Emissora Nacional passava também pelo afastamento de pessoas 

comprometidas com o anterior regime e pela renovação dos seus quadros. As purgas políticas 

(saneamentos), verificadas em quase todos os sectores da vida nacional e, em particular, nos 

meios de comunicação social (RTP, O Século, Diário de Notícias, …), são particularmente 

amplas na EN. Depois de uma fase inicial, relativamente tímida, em que se opera o 

afastamento dos elementos tidos como afectos à Ditadura, inaugura-se um novo momento, de 

purgas mais amplas, que afecta quase todos os serviços e direcções. Reflexo de uma luta entre 

grupos portadores de diferentes propostas políticas para o futuro do país, estas purgas alteram 

significativamente a voz da Emissora.  

Os saneamentos na Emissora Nacional são desencadeados imediatamente depois da entrada 

em funções da comissão administrativa militar. O Relatório de Acção do Campo de Tiro da 



 
 

 

Serra da Carregueira (1974), deixara patente que o principal problema se encontrava entre os 

funcionários superiores que estando “de tal modo influenciados pelos métodos e subserviência 

anteriores” dificilmente “se adaptarão ao novo estilo que a EN terá de adoptar para bem 

cumprir a sua missão”. Assim, acusados de comprometimento com o regime deposto, os 

principais dirigentes da emissora (como o presidente da Direcção, Clemente Rogeiro, e o 

director de programas, Alberto Represas), são afastados. A primeira leva de saneamentos, de 

30 de Abril, conduz também à suspensão de dois chefes de divisão, do director de serviços 

técnicos e do chefe de repartição da Informação.  

Até ao final do seu mandato, a Comissão Administrativa procederá a mais de 70 suspensões 

incidindo não apenas sobre quadros de chefia (chefes de divisão e de repartição, directores de 

serviços, intendentes de emissores regionais), mas igualmente sobre órgãos e gabinetes 

(Conselho de Programas, Conselho Pedagógico, Conselho de Planeamento de Programas, 

Gabinete de Estudo de Programas, Gabinete de Apoio à Informação, Gabinete de Análise de 

Programas) e vários correspondentes no estrangeiro. De acordo com as instruções então 

emitidas, os suspensos devem “fazer entrega completa dos meios de serviço na sua posse e 

abster-se de entrar em qualquer instalações da Emissora Nacional sem prévio conhecimento e 

aprovação” da Comissão Administrativa (AH RTP/RDP, OS 4, 2/5/74). Estas suspensões são, 

no entanto, apresentadas como provisórias, prevendo-se que os suspensos continuem a 

receber o seu vencimento (Determinação 7, 20/5/74). 

A intervenção da Comissão Administrativa é amplamente aplaudida pelos trabalhadores da 

empresa que, reunidos em Assembleia, a 2 de Maio, acusam os visados de praticarem actos 

repressivos e censura interna. A partir de então, assiste-se à constituição espontânea de 

grupos que se propõem auxiliar a Comissão Administrativa na sua acção saneadora. 

Particularmente activos, os locutores da Emissora Nacional são dos primeiros a organizar-se e 

a elaborar umas bases que “servirão para o estudo e resolução dos múltiplos problemas com 

que se têm defrontado”. De acordo com a resolução que então aprovam, sendo a Emissora 

Nacional um “veículo de informação e cultura do povo e para o povo, e não instrumento de 

deformação e despolitização das massas”, urgia “promover o saneamento e reestruturação da 

Emissora Nacional, em particular, de toda a sua programação para que assim seja restituída a 

voz do Povo português” (O Primeiro de Janeiro, 3/5/74). 

Cabe referir que, apesar do ímpeto saneador da direcção e dos funcionários, os primeiros 

saneamentos na Emissora Nacional apresentam algumas particularidades. Desde logo porque 

várias das suspensões decretadas (12) são anuladas ainda durante o mandato da Comissão 

Administrativa, deixando patente alguma desorientação, senão mesmo de precipitação. 

Com um quadro de pessoal que rondaria os 800 funcionários, as suspensões efectuadas no 

primeiro mês não deixam de ser significativas, afectando certa de 9% do pessoal da Emissora 



 
 

 

Nacional. O número de rescisão de contractos (a pedido do próprio ou por transferência), não 

é expressivo (5). 

O motivo principal para os primeiros afastamentos foi, como referimos, o comprometimento 

com o regime deposto mas também as práticas profissionais pouco democráticas. No entanto, 

há excepções a esta regra, destacando-se, neste contexto, o chamado “caso Regala” que se 

traduz na primeira demissão efectiva. José Eduardo Ançã Regala é demitido na sequência da 

leitura, aos microfones da EN, a 13 de Maio, de uma notícia apelando à mobilização em apoio 

da greve do jornal O Século. De acordo com a Comissão Administrativa, que contou com o 

apoio dos coordenadores informação, a notícia era tendenciosa e geradora de “confusão no 

público”. O caso provoca a indignação dos trabalhadores de O Século e uma onda de 

solidariedade que mobiliza várias emissoras (RR, RCP e EN) e a redacção do Expresso. 

Segundo este semanário, na Emissora Nacional os saneamentos tinham começado “à 

esquerda” (Expresso, 18/5/74). A emergência de situações deste tipo (que se tornará 

frequente em fases posteriores da Revolução) obriga-nos a reequacionar o conceito de justiça 

política quanto aplicado ao caso português dado que não são apenas os indivíduos conotados 

com o anterior regime que são saneados ou objecto de perseguição. 

 

Regulamentar e gerir em revolução (Junho 74- Março 1975) 

A primeira clarificação da situação político-militar, decorrente da publicação da Lei n.º 3/74, de 

14 de Maio, e da definição dos órgãos de soberania do período pré-constitucional, reflecte-se 

inevitavelmente na Emissora Nacional. Assim, em finais de Maio, a Comissão Administrativa é 

substituída por uma Direcção presidida pelo tenente-coronel José Guilherme Calvão Borges. 

Integram a sua equipa Campos Moura e Moreira de Azevedo, que tinham feito parte da 

comissão administrativa, assim como o major Luís Miguel da Costa Alcides de Oliveira que 

assume a direcção dos Serviços Técnicos. Mais uma vez, saliente-se, a direcção da Emissora 

Nacional constituída apenas por militares, facto enfatizado pelo novo presidente ao apresentar-

se aos trabalhadores: 

 

“[…] sendo a direcção constituída por militares, ela é garantia de que, durante o 

seu exercício, a EN, pelo seu carácter nacional, não poderá ser senão um órgão de 

informação social totalmente integrado no espírito do Programa do MFA, cujo texto 

é parte integrante da nossa lei constitucional. Por mim posso dizer que já estou a 

trabalhar inteira e exclusivamente dedicado a esta missão” (Diário de Notícias, 

19/6/74). 

 

A entrada em funções da nova direcção coincide com a publicação da primeira legislação sobre 

os saneamentos, onde se destaca o Decreto-lei n.º 277/74, de 25 de Junho. Tendo como 



 
 

 

objectivo clarificar algumas situações e criar novos mecanismos para agilizar e ampliar o 

processo, este decreto estabelece (1) a tipologia de penas a aplicar; (2) a constituição de uma 

Comissão Interministerial de Saneamento que estudaria e proporia aos ministros as medidas a 

aplicar; (3) os motivos dos saneamentos (a) “comportamento contrário ao espírito da ordem 

democrática estabelecida, revelado já depois do dia 25 de Abril”; (b) “a inadaptação do 

funcionário ao novo regime democrático”; c) “características e qualificações do funcionário que 

o recomendem para funções diversas das anteriormente exercidas”). Esta legislação, 

relativamente moderada, é complementada com outros decretos-lei específicos, estabelecendo 

as regras gerais do processo que vigorarão até ao 11 de Março de 1975.  

Neste contexto, a nova direcção da Emissora Nacional estabelece como prioridade a 

regulamentação dos saneamentos na empresa. De acordo com as normas publicadas a 6 de 

Julho de 1974, o decreto-lei n.º 277/74 tinha particular significado na Emissora, devido à 

existência de vários funcionários suspensos e à necessidade de proceder a um aprofundamento 

do processo. Assim, determina-se (1) dar uma especial atenção ao caso dos funcionários que 

“tenham tido comprovada actuação” na extinta polícia política (PIDE/DGS) ou nas milícias do 

regime (Legião e Mocidade Portuguesa); (2) instruir processos aos funcionários já suspensos; 

(3) possibilitar a realização de denúncias e propostas de saneamento sobre “todo o restante 

pessoal”. Relativamente a este último aspecto, as instruções da direcção da Emissora Nacional 

são bastante minuciosas: (a) as denúncias e proposta deveriam ser apresentadas no prazo 

máximo de 20 dias; (b) devem ser apresentadas por escrito, devidamente fundamentadas e 

assinadas; (c) os trabalhadores devem eleger os instrutores para os processos; (d) uma vez 

concluídos, os processos serão apreciados pela Direcção, cabendo a esta enviá-los ao 

Ministério ou à Comissão Interministerial de Reclassificação a quem competia a decisão final 

(AH RTP/RDP, OS 9/74, 6/7/74). 

Ao longo do mês de Julho, este primeiro documento regulador dos saneamentos na Emissora 

Nacional é complementado com novas instruções onde se clarificam alguns aspectos 

processuais. Nelas sobressai a ideia de que as denúncias e propostas de saneamento devem 

ser correctamente fundamentadas e que o instrutor de cada processo deve ser “escolhido de 

entre os funcionários do mesmo serviço, de categoria ou classe superior à do arguido ou mais 

antigo que ele na mesma categoria e classe” (AH RTP/RDP, OS 10/74, 10/7/74). Determina-se 

ainda que os funcionários sujeitos a penas de transferência regressem às secções a que 

pertenciam antes de 25 de Abril, salvo nos casos de manifesta conveniência dos serviços (AH 

RTP/RDP, OS 11/74, 12/7/75). 

Finalmente, a 18 de Setembro, a direcção da Emissora Nacional determina a criação de uma 

Comissão Interna de Inquérito para Saneamento e Reclassificação (CIISR). Integrando todos 

os instrutores eleitos em cada direcção de serviço, num total de 24 membros, a CIISR era 

dirigida por três elementos a quem competia recolher as propostas de saneamento, seleccionar 



 
 

 

as que se encontravam devidamente fundamentadas e promover a sua instrução. Num 

segundo momento, cabia-lhe elaborar as propostas de pena a aplicar (suspensão, 

transferência, aposentação ou demissão) e enviá-las à direcção. De acordo com as indicações 

então emitidas, o processo estaria concluído em finais de 1974, momento em que a Comissão 

terminaria o seu mandato (AH RTP/RDP, Informação anexa à OS 9/74, 18/9/74). 

O processo de eleição dos elementos que integram a CIISR é longo, apenas estando concluído 

em finais de Outubro. Por isso, uma das suas primeiras determinações será o alargamento dos 

prazos para apresentação de propostas de saneamento, apelando à colaboração de todos os 

trabalhadores (AH RTP-RDP – Pasta 1080, Comunicado da CIISR, 30/10/74). As dificuldades 

avolumam-se. Desde logo, as decorrentes da sua complexa estrutura (secretariado, grupo de 

pesquisa, grupo de inquérito e grupo de consulta e apoio). Depois, devido à insatisfação de 

alguns sectores relativamente ao modo como os seus representantes na comissão de 

saneamento tinham sido eleitos. 

Os pedidos de instauração de processo sucedem-se, assim como os protestos quanto à forma 

como estes estavam a ser conduzidos. Uma das maiores criticas tecidas à Comissão decorre do 

facto de os suspensos continuarem a receber o seu salário, nomeadamente os que tinham 

integrado a antiga direcção da EN. Em resposta, a CIISR recorda que todos os processos 

deveriam ser fundamentados sendo por isso necessário a apresentação de “documentação 

comprovativa das ligações, mesmo públicas e notórias, dos elementos da ex-Direcção com o 

Antigo Regime” (AH RTP-RDP – Pasta Nº 1065, Comunicado 5, 8/1/75). Paralelamente, dirige 

um apelo à Comissão Interministerial de Saneamento pedindo que os funcionários reformados 

compulsivamente não usufruam de um vencimento e que aqueles cujo “real comprometimento 

com o regime fascista deposto” se comprove sejam imediatamente demitidos (Comunicado da 

CIISR, 7/2/75 - AH RTP. RDP). 

Apesar desta tomada de posição, os protestos não cessam, sendo sobretudo notório o 

surgimento de vozes que clamam por purgas mais amplas. Particularmente activa neste 

domínio, a célula do PCP dos trabalhadores da Rádio de Lisboa denuncia que a rádio “não está 

a acompanhar a dinâmica do processo revolucionário”, privando o “povo português” de um 

“importante órgão de formação política”. A sua exigência é que se proceda a um “saneamento 

não legalista mas revolucionário que afaste dos postos de decisão os que procuram travar o 

processo histórico” e que a rádio seja “posta decididamente ao serviço da comercialização do 

nosso povo, ao serviço do reforço da aliança povo-forças armadas” (AH RTP/EN, “Por uma 

rádio ao serviço da revolução portuguesa, com o MFA”). A ideia de uma rádio do povo ao 

serviço do povo volta à ordem do dia. 

É neste ambiente de convulsão que chegamos a Março de 1975. De acordo com a CIISR 

estavam nesse momento em curso processos de averiguações a cerca de uma centena de 

funcionários. No entanto, apenas quatro se encontravam concluídos, resultado um em 



 
 

 

arquivamento e os restantes enviados para o Ministério da Comunicação Social. As 

informações sobre os demais casos são difusas, referindo-se apenas a possibilidade de pronta 

conclusão dos processos relativos a mais de uma vintena de funcionários, na sua maioria já 

suspensos (AH RTP-RDP – Comunicado da CIISR, 7/2/75). 

 

Por um saneamento justo, eficaz e irreversível 

A 11 de Março de 1975 o país amanhece sob o espectro de um golpe de estado. Tal como 

ocorrera no 28 de Setembro de 1974, a EN está no centro dos acontecimentos (cf. Santos, 

2011: 240): a equipa de radiodifusão da 5ª Divisão/EMGFA ocupa as instalações e interrompe 

o noticiário para informar do ataque ao RAL1 e apelar à mobilização popular. Fracassada a 

tentativa de tomada do poder por António de Spínola, inaugura-se uma nova etapa do 

processo revolucionário caracterizada não apenas pela institucionalização do poder militar 

(através da criação do Conselho da Revolução - CR), como também pela radicalização da luta 

política (Rezola: 2006). 

É neste contexto que se publica nova legislação que confere ao CR poderes para instaurar 

processos e abre a possibilidade de as comissões de saneamento serem presididas por 

militares (Lei 124/75, de 11 de Março). Determina-se ainda uma dilatação dos prazos de 

denúncia; alarga-se o âmbito dos saneamentos (atingindo, por exemplo, os reformados); 

possibilita-se a suspensão preventiva e a revisão das sanções; e, finalmente, alarga-se o leque 

dos funcionários sujeitos a demissão imediata (determinando, por exemplo, a imediata 

suspensão de todas as pessoas envolvidas em comissões de censura e exame prévio) 

(decreto-lei 123/75, de 11 de Março). 

Estas novas disposições, que apontam para um aprofundamento dos saneamentos, têm 

inevitáveis reflexos na EN. Datam de então os incessantes apelos da CIISR a um maior 

empenho dos trabalhadores no processo. O lema “Por um saneamento justo, eficaz, 

irreversível” passa a integrar quase todos os seus comunicados. Paralelamente, a CIISR 

intensifica a sua acção suspendendo 10 funcionários, imediatamente após o 11 de Março. 

Entre estes, estão seis locutores afastados por causa de reportagens ou “afirmações proferidas 

durante a transmissão das cerimónias fúnebres de Salazar” (Diário Popular, 19/3/75). 

Segundo informações então fornecidas, o número total de suspensões ultrapassa as três 

dezenas e os inquéritos em curso atingem a centena (Diário de Lisboa, 20/3/75).  

Apesar destas intervenções, a acção da Comissão de Saneamento da EN continua a ser alvo de 

contestação. Desde logo com o surgimento de novas vozes que clamam por transformações 

mais profundas. É o caso da organização de esquerda radical LUAR (Liga de Unidade e Acção 

Revolucionária) que exige a completa reestruturação da Emissora Nacional e o saneamento 

total dos “fascistas e fascizantes” (Diário Popular, 19/3/75). 



 
 

 

Multiplicam-se também as denúncias sobre pagamentos efectuados a funcionários suspensos e 

sobre o não cumprimento da nova legislação dos saneamentos. Segundo alguns órgãos de 

imprensa, “em numerosos sectores” da Emissora Nacional, “reina um clima de decepção, 

senão mesmo de cepticismo”, quando à eficiência da CIIRS, acusando-a de se ter enredado 

numa teia de burocracia. É neste contexto que, em reunião geral de trabalhadores, se aprova 

“a constituição de um Conselho Consultivo Revolucionário e o imediato saneamento «não 

legalista e revolucionário» de elementos afectos ou comprometidos em actividades fascistas” 

(Expresso, 22/3/75). Este clima de contestação leva a CIIRS a fazer a sua “autocrítica 

revolucionária”, pedindo publicamente desculpas pela sua conduta e prometendo corrigir a 

situação: 

 

“Agarrámo-nos a processos legalistas que, se por um lado, nos eram impostos pela 

Lei então vigente, por outro, nos foram enredando e mesmo desmotivando, ainda 

que a actividade e a intenção se mantivessem. Pelo facto nos sentimos penalizados 

e por tal buscamos a correcção. 

Na necessidade de rever posições, apelamos para as forças democráticas existentes 

na Emissora Nacional e a trabalhadores progressistas, no sentido de uma 

conjugação de esforços, necessária à definição de uma política revolucionária de 

saneamento” (República, 5/4/75). 

 

O clima de conflituosidade agrava-se quando, em finais de Abril, surgem os primeiros sinais 

públicos da existência de uma crise na direcção da emissora. Apesar da moção da CIISR 

reiterando a sua confiança na equipa de Calvão Borges e das manifestações de solidariedade 

de centenas de funcionários que nas ruas clamam que “a Emissora é do Povo”, os rumores de 

que a direcção estaria demissionária persistem. Segundo alguma imprensa, o problema 

arrastava-se desde finais de Fevereiro, altura em que a direcção da Emissora Nacional 

começara a insistir junto do ministro da Comunicação Social para que fosse aceite o seu 

pedido de demissão (O Comércio do Porto, 6/5/75). As razões desta atitude apenas serão 

conhecidas mais tarde, estando em causa a “intensidade da luta partidária e da luta de 

interesses individuais” (Jornal Novo, 22/5/75). Esta posição é, de certa forma, confirmada 

pelos trabalhadores socialistas da Emissora Nacional que, em comunicado, denunciam estar 

em curso na empresa uma escalada "de grupelhos de pseudo-revolucionários que se auto-

intitulam de «vanguardas da classe operária»" (Portugal Socialista, 14/5/75). 

Depois de alguns dias de impasse, em que a hipótese de a Emissora Nacional ficar na 

dependência directa da 5.ª Divisão é equacionada por alguns órgãos de imprensa, o CR rejeita 

o pedido de demissão de Calvão Borges (O Primeiro de Janeiro, 18/5/75). 



 
 

 

Esta solução temporária da crise da direcção da Emissora Nacional não impede que continuem 

as desconfianças quanto à actuação da CIISR. Os processos arrastam-se. Os seus membros 

desmobilizam-se, invocando razões de caracter profissional ou pessoal para abandonar a 

Comissão. O retrato traçado pelo Diário de Lisboa é inequívoco quanto às reais possibilidades 

de sanear os quadros da Emissora Nacional: 

 

“Acontece que, de uma forma geral, as pessoas que possuem informações ou 

documentos úteis à Comissão de Saneamento, ou não os fornecem (por motivos 

relacionados com a sua própria segurança) ou preferem guardá-los para uma 

eventual chantagem. Outras invocam questões de «consciência» como justificação 

do seu imobilismo e do seu silêncio. […] 

Pela sua parte, os membros da Comissão Interna de Inquérito para Saneamento e 

Reclassificação, por falta de conhecimentos de investigação e de bases jurídicas, 

debatem-se com grandes dificuldades de intervenção […]. Todos estes factores 

levam a que o saneamento desejável - sempre inatingível por via legalista - não 

alcance sequer os limites do «possível». Centena e meia de inquéritos abertos, 

acabarão por produzir um saneamento perigosamente moderado. E os grandes e 

pequenos reaccionários da estação oficial […] de há muito se misturam com os 

trabalhadores progressistas e de cravo ou punho ao peito, provocam a confusão e a 

divisão e atiram para cima dos partidos toda a responsabilidade da actual crise 

interna da EN” (Diário de Lisboa, 20/5/75) 

 

Em finais de Maio, a hipótese de a Emissora Nacional ser controlada pelos trabalhadores 

começa a ser ventilada. De acordo com o Comércio do Porto, a iniciativa de entregar o poder 

aos trabalhadores teria partido do próprio Calvão Borges (O Comércio do Porto, 24/5/75). A 

agitação está ao rubro, agravando-se com a constituição de uma Comissão de luta dos 

trabalhadores demitidos e suspensos da RTP e Emissora Nacional. Neste contexto, a 

apresentação dos resultados do grupo de trabalho encarregue de estudar a reestruturação da 

Direcção dos Serviços Informativos da Emissora Nacional parece não ter qualquer impacto. 

A radicalização da luta política na Emissora Nacional dá lugar a episódios insólitos como o 

protagonizado pelos locutores do programa da manhã, quando, a 7 de Junho, leem que aos 

microfones da emissora um comunicado-manifesto contestando um programa anteriormente 

emitido. Segundo a Direcção da Emissora Nacional, esta atitude encerra uma “perspectiva 

monolítica da utilização do meio de comunicação” e uma tentativa de imprimir à programação 

uma “orientação sectorial ou partidária”. Uma atitude de “falta de distanciamento crítico e 

denunciadora de incapacidade para colocar os superiores interesses da Revolução acima dos 



 
 

 

seus pruridos pessoais” que leva a Direcção a punir o responsável pelo programa da manhã 

(AH RTP/RDP, OS 44/75). 

Esta situação explosiva que culmina, em finais de Junho, na demissão da Direcção de Calvão 

Borges, não é, no entanto, exclusiva da Emissora Nacional. Em termos de comunicação social, 

a situação era preocupante e turbulenta, com a eclosão dos casos República e Renascença e o 

crescente conflito em empresas como a RTP, RCP e Século. Em termos gerais, a dissolução da 

coligação que sustentava o IV Governo Provisório dá conta da crise politica mais ampla que 

afecta o país e que, em breve, provocará o fraccionamento do próprio poder militar (Rezola: 

2006). 

 

Que rádio, que povo? 

A 3 de Julho toma posse uma nova direcção presidida por Manuel Bouza Serrano. Integram a 

equipa os capitães Santa-Clara Gomes e Jorge Manuel da Silva Alves e o tenente miliciano 

Carlos Manuel Rocha de Almeida. No seu discurso, o recém-empossado presidente sublinha a 

necessidade da “vigilância interna contra os divisionistas”, mas também de proceder a 

alterações na programação, liquidando de vez o "nacional-cançonetismo" e toda a música 

reaccionária, e promovendo uma informação “formativa” (Jornal Novo, 4/7/75).  

A presença na sessão do ministro da Comunicação Social (comandante Correia Jesuíno), do 

responsável da 5.ª Divisão (comandante Ramiro Correia) e do director do Centro de Sociologia 

Militar (coronel Varela Gomes), deixa patente a sintonia da nova direcção com o poder 

gonçalvista. Esta estreita ligação acabará por ter um forte impacto na emissora, num momento 

em que o primeiro-ministro Vasco Gonçalves se encontra crescentemente isolado. Quando, a 5 

de Agosto, o Jornal Novo divulga a intenção do ministro da Comunicação Social de criar uma 

comissão militar de análise dos meios, com poderes para avaliar a existência de práticas 

condenáveis e punir os seus responsáveis (Lei Jesuíno), as reacções são imediatas. Tal como 

acontece noutros meios de comunicação, o projecto de Lei gera uma onda de contestação na 

Emissora Nacional que leva a uma intervenção directa do ministro, determinando a suspensão 

do funcionário responsável por um dos turnos do programa de noticiário em que é transmitido 

um excerto da conferência de Imprensa da lista B candidata à direcção do Sindicato dos 

Jornalistas, contestando o documento (Luta Popular, 9/8/75).  

As denúncias de que a Emissora Nacional estaria dominada pelo PCP e pela 5.ª Divisão, 

fazendo parte de uma estratégia de controlo dos meios de comunicação social, atingem o 

rubro em finais de Agosto na sequência da suspensão de 16 trabalhadores que denunciam a 

presença de elementos armados na Emissora Nacional na noite de 23-24 de Agosto. Recorde-

se, a este respeito que, na noite seguinte, se constituí a Frente Unida Popular (FUP), 

integrando vários partidos de extrema-esquerda (FSP, LCI, LUAR, MES, PRP/BR, grupo 1.º de 



 
 

 

Maio) e comunistas (MDP/CDE e PCP), com o objectivo de reforçar as posições destes sectores 

e amenizar o impacto da publicação do Documento do COPCON. 

Contestando esta situação, os suspensos desenvolvem uma campanha de denúncia do clima 

na emissora, fazendo referências à existência de um clima de “terrorismo político” e censura 

interna (traduzida, por exemplo, na proibição de qualquer referência ao Documento dos Nove). 

Na sua perspectiva, “a voz dos trabalhadores” e dos ouvintes não tinha “qualquer eco, tal 

como não tinha anteriormente” (A Luta, 26/8/75). 

Reunidos em plenário, a 26 de Agosto, os trabalhadores da Emissora Nacional exigem a 

reintegração dos funcionários suspensos e a abertura de um inquérito aos acontecimentos. A 

onda de apoio aos suspensos alarga-se chegando à Assembleia Constituinte pela voz do 

deputado socialista Igrejas Caeiro. Alguns órgãos de imprensa falam em saneamentos 

selvagens, comparando este episódio ao caso do Diário de Notícias ou do Documento Veloso 

na RTP. 

Apesar da autocritica revolucionaria efectuada pela direcção de Manuel Serrano, a contestação 

na empresa é insustentável, exigindo a imediata demissão da Comissão de Saneamento, assim 

como a demissão de um membro da Direcção (Jorge Alves) e a abertura de um inquérito aos 

restantes. Segundo os trabalhadores, a direcção não oferecia “garantias de informação 

objectiva, independente, ao serviço do povo”, não merecendo a confiança dos trabalhadores 

(O Primeiro de Janeiro, 5/9/75). 

Ao Verão Quente de 1975, segue-se um Outono escaldante. Apesar do afastamento do 

primeiro-ministro Vasco Gonçalves em inícios de Setembro, a esquerda revolucionária 

desencadeia uma série de acções que põe em causa o novo poder político-militar. A 25 de 

Setembro, manifestantes mobilizados pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas 

ocupam a Emissora Nacional com o objectivo de dar a conhecer a sua luta. As acções de 

distúrbio sucedem-se, com particular intensidade em Lisboa, gerando uma situação 

insustentável. O assalto e destruição do consulado e embaixada de Espanha em Lisboa, a 27 

de Setembro, são paradigmáticos da situação. 

É neste contexto que, a pretexto de se estar a viver uma situação de emergência, o recém-

empossado primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo ordena a ocupação das estações de rádio e 

televisão a 29 de Setembro. Esse será um dia longo na Emissora Nacional. Enquanto nos 

Restauradores populares e militantes de extrema-esquerda exigem a Otelo Saraiva de 

Carvalho que tome o poder, os trabalhadores da Emissora Nacional decidem não acatar as 

determinações do governo e retomam a programação normal. Centenas de manifestantes 

concentram-se junto à Emissora Nacional, apoiando a luta dos trabalhadores. Perante uma 

situação que parece descontrolada, o ministro da Comunicação Social Almeida Santos envia o 

major João Figueiredo à Emissora Nacional para assumir “plenos poderes” de Direcção. A 

situação colhe de surpresa os funcionários, mas também a anterior direcção que interpreta o 



 
 

 

gesto como uma demissão política. Na sua primeira alocução aos trabalhadores, João 

Figueiredo afirma que o seu papel seria o de “fazer daquela Estação um órgão do VI Governo”. 

Recordando que a “Emissora Nacional é do País” e que a Lei de Imprensa “teria que ser 

cumprida à risca”, Figueiredo alerta para os perigos “de um Chile em Portugal”, para a 

“hipótese de uma invasão espanhola” ou de “uma guerra civil” (República, 30/9/75). 

Os primeiros momentos do mandato de João Figueiredo são particularmente difíceis. Os 

problemas sucedem-se com a ocupação do Emissor Regional da Madeira, que provoca 70 

feridos (7 de Outubro), e os constantes problemas com o pessoal de Lisboa. Se nas ruas de 

todo o país esses são momentos de luta entre os que apoiam e contestam o VI Governo 

Provisório e os militares moderados, também os trabalhadores da Emissora Nacional se 

dividem. De um lado, a célula do PCP, denunciando estar em curso um saneamento à 

esquerda na empresa. Do outro, a comissão de trabalhadores que, rebatendo esta posição, 

revela publicamente o seu apoio ao VI Governo, “alvo preferencial na hecatombe social em que 

vivemos, último reduto da Democracia e derradeira via possível para a sociedade sem classes” 

(Jornal Novo, 19/11/75). 

É neste ambiente que chegamos ao 25 de Novembro, provavelmente um dos episódios mais 

controversos da revolução portuguesa (Rezola, 2006: 480-498). Depois de meses de psicose 

golpista, o confronto parece iminente, opondo os partidários de um modelo de democracia 

popular e os da democracia representativa. A Emissora Nacional é palco de algumas das 

operações militares desencadeadas neste contexto, sendo ocupada às 17h por forças da Polícia 

Militar e do COPCON. Os seus apelos à revolução, em nome de Otelo e do poder popular, 

serão, no entanto, rapidamente neutralizados com a passagem da emissão para o Porto. A 

revolução chegara ao fim. Um dia depois do termo do Estado de Sítio, que vigorara em Lisboa 

durante mais de uma semana, o governo anuncia a sua decisão de nacionalizar todas as 

estações de rádio (3 de Dezembro). 42 funcionários da Emissora Nacional são suspensos por 

alegada implicação nos acontecimentos do 25 de Novembro. Outros seis serão suspensos dias 

depois. A emissora do povo e para o povo voltava a ser uma voz ordeira num país que dá 

então os últimos passos para a normalização democrática. 

 

Bibliografia 

CARVALHO, Otelo Saraiva de (1977): Alvorada em Abril, Lisboa, Bertrand. 

FERREIRA, José Medeiros (1994): Portugal em Transe. In: MATTOSO, José, História de 

Portugal, vol. VIII, Lisboa, Círculo de Leitores e Ed. Estampa. 

FIGUEIRA, João (2007): Os Jornais Como Actores Políticos. O Diário de Notícias, Expresso e 

Jornal Novo no Verão quente de 1975, Coimbra, Minerva Coimbra. 



 
 

 

MESQUITA, Mário (1988): Estratégias liberais e dirigistas na Comunicação Social de 1974-

1975. Da Comissão Ad Hoc à Lei de Imprensa. Jornalismos, Revista de Comunicação e 

Linguagens, 8: 85-113. 

MESQUITA, Mário (1994): O caso República: um Incidente crítico. Revista de História das 

Ideias n. º16: 507-554. 

MESQUITA, Mário (1994): Os Meios de Comunicação Social. In: REIS, António (coord.), 

Portugal, 20 anos de Democracia, Lisboa, Círculo de Leitores: 360-405. 

REBELO, José (1994): Imagens de um Pretérito Imperfeito. In: MESQUITA, Mário e REBELO, 

José (orgs.), O 25 de Abril nos Media Internacionais, Porto, Afrontamento. 

REZOLA, Maria Inácia (2006): O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em 

Portugal (1974-1976), Lisboa, Campo da Comunicação. 

RIBEIRO, Nelson (2002): A Rádio Renascença e o 25 de Abril, Lisboa, Universidade Católica. 

SANTOS, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos (2011): Serviço Público de radiodifusão em 

Portugal: do controlo ideológico ao fim da representatividade social, Dissertação de 

Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Media e Sociedade, Coimbra, 

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.  

SEREJO, Fernando (2001): Rádio – do marcelismo aos nossos dias (1968-1990). Observatório, 

4: 65-95. 

STREET, John (2001): Mass media, politics and democracy, New York, Palgrave Macmillan. 

 


