Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/934
Título: Internacionalização das empresas metalomecânicas nacionais
Autor: Inácio, Ruben Filipe Godinho Inácio
Palavras-chave: Competitividade
Diferenciação
Globalização
Internacionalização
Estudo-de-caso
Data de Defesa: Nov-2009
Resumo: A globalização dos mercados, devido à evolução tecnológica e abertura dos próprios mercados, impõem às empresas uma constante adaptação às exigências dos clientes, quer a nível de custos, quer a nível de qualidade, quer ainda a nível de prazos de entrega. A internacionalização é uma estratégia competitiva que se tem revelado nos últimos anos como factor de sobrevivência das empresas e que visa estabelecer vantagem competitiva, por meio de uma posição lucrativa e sustentável nos mercados económicos actuais. O presente estudo tem por objectivo principal rever o tema da internacionalização, aplicado especificamente à indústria metalomecânica portuguesa e validar a teoria por meio de uma aplicação prática. A aplicação prática da teoria foi estabelecida para o exemplo de uma empresa metalomecânica, que vive da internacionalização. Através da análise da realidade da empresa e do seu sistema de produção, apresentam-se diversos cenários, com o potencial de desenvolver vantagem competitiva. A decisão recaiu na opção de baixar os custos de produção por meio da aquisição de um equipamento laser, o qual revelou ser um bom investimento, tendo em conta o crescimento da empresa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/934
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Internacionalização das empresas metalomecânicas ncaionais.pdf176,39 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.