Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/860
Título: Novos professores
Outros títulos: primeiros anos de profissão
Autor: Serrazina, Maria de Lurdes
Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Formação inicial
Formação para o ensino da matemática
Novos professores
Relações com a matemática
Data: Jun-2002
Editora: Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Quadrante, Vol. 11, Nº 2, 2002 p. 55-73
Resumo: Este artigo pretende contribuir para o conhecimento dos problemas que se colocam aos novos professores quando iniciam a sua profissão. Nele se apresentam os resultados parciais de um projecto de investigação desenvolvido com quatro professoras do 1º ciclo do ensino básico, em início de carreira, numa escola dos arredores de Lisboa. Faz-se uma análise da forma como perspectivam o ser professor, como se relacionam com a matemática e também com os pais/família. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de equacionar a abordagem à formação para o ensino da Matemática na formação inicial, tanto ao nível dos conteúdos, como da sua didáctica e da utilização de materiais. É também referido o facto de, dada a grande diversidade social das nossas escolas, ser urgente introduzir na formação inicial a análise e discussão de diferentes casos, bem como aspectos referentes às relações escola/família. Aponta-se ainda para a importância de apoiar os novos professores quando entram no sistema
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/860
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Novos professores.pdf115,74 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.