Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/799
Título: O lugar da música no ensino básico
Outros títulos: música para todos
Autor: Relvas, Mário
Palavras-chave: Ensino de Música
Coadjuvação
Data: Set-2010
Citação: Relvas, M. (2009). O lugar da Música no Ensino Básico: Música para todos. Comunicação apresentada no Congresso do 1.º Ciclo “De Pequenino se Trilha o Caminho” da editora Gailivro, Porto.
Resumo: Fazer MÚSICA caracteriza-nos como espécie, faz parte da nossa essência. Gostamos de a fazer porque ela nos permite partilhar algo com os outros, fortalecendo e estabilizando a nossa personalidade. E todos somos capazes de a fazer. É verdade que quando nos comparamos com os instrumentistas poucos nos consideraremos músicos ou sequer “musicais”, no entanto todos já nos envolvemos em muitas e variadas atividades musicais. Na Escola, o debate sobre o que se deve aprender e a hierarquia dos saberes vem desde Platão, mas hoje sabemos que a MÚSICA dá contributos essenciais e únicos: o seu potencial criativo; é uma forma de comunicação emocional; as suas funções nas comunidades. Assim, o entendimento atual em vários Sistemas Educativos Ocidentais é o de ensinar MÚSICA a todos, de desenvolver as capacidades musicais de todas as crianças, numa perspetiva do desenvolvimento global das capacidades inatas do ser humano. Para isto, quem melhor que o professor da turma para integrar a MÚSICA com as outras áreas do saber.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/799
Aparece nas colecções:ESELx - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O lugar da Música no Ensino Básico.pdf68,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.