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Título: A televisão na era digital: qual o modelo mais adequado para o serviço público de televisão na plataforma internet?
Autor: Miranda, Mário Rui Barroso
Orientador: Braumann, Pedro Jorge dos Santos
Palavras-chave: Televisão digital
Serviço público
Era Digital
Internet
Digital television
Public service
Digital Age
Internet
Data de Defesa: Nov-2010
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Miranda, Mário Rui Barroso - A televisão na era digital: qual o modelo mais adequado para o serviço público de televisão na plataforma internet?. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2010. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente estudo, está enquadrado na temática da Televisão na era Digital, e o tema, Serviço Público de Televisão na Plataforma Internet, que reflecte uma das questões mais relevantes da discussão no panorama europeu do futuro do sector audiovisual público. O objectivo do estudo é compreender de que modo se pode atingir uma qualidade elevada da prestação do Serviço Público de Media na plataforma Internet. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, foi possível analisar e determinar um quadro teórico que permitiu uma reflexão mais aprofundada sobre qual o modelo mais adequado para o Serviço Público de Televisão na Plataforma Internet. Foram realizadas entrevistas aos responsáveis das áreas da plataforma Internet das operadoras de televisão nacionais, posteriormente analisados os sites da BBC, France Télévisions, TVE, RTP, SIC e TVI. A análise dos sites, para além de ajudar a construir ferramentas para a construção de modelos para a elaboração do questionário ajudou à construção de um questionário a aplicar aos alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Instituto Politécnico de Lisboa. O crescimento de consumo de vídeo na Internet, as novas tendências na escolha e a colaboração dos utilizadores/produtores ao criar e compartilhar interesses e conteúdos multimédia, leva-nos a considerar que a evolução natural do Serviço Público de Televisão será transformar-se em Serviço Público de Media, reestruturado, com capacidade de resposta à produção e distribuição de conteúdo digital e interactivo, envolvendo a participação do público, e identificando deste modo um modelo e estratégia para os sites televisivos na plataforma Internet, que permita uma lógica de desenvolvimento interactiva e participativa do “público”, que é cada vez mais interventivo.
ABSTRACT: The present study is framed in the thematic of Television in the Digital Era, and the theme, Public Service of Television in the platform Internet, which reflects one of the questions more relevant of the discussion in the European future of the public audiovisual sector. The objective of the study is understand in which way we can reach an high quality in the provision of Public Service of Media in Internet’s platform. Initially, through bibliographic research, it was possible to analyze and establish a theoretical framework that has allowed a deeper reflection on what the most appropriate model for the Public Service Television in the Internet Platform. Interviews were conducted to the leaders of the areas in the Internet platform of national television operating stations, subsequently analyzed the websites of the BBC, France Televisions, TVE, RTP, SIC and TVI. The analysis of sites, in addition to help build tools to create models for the preparation of the questionnaire helped me to construct an enquiry to be applied to students of the School of Communication and Media Studies and the Superior Engineering Institute of Lisbon of the Polytechnic Institute of Lisbon. The growth of video consumption on Internet, new tendencies in choice and the collaboration of users/producers creating and sharing interests and multimedia contents, make us conclude that the natural evolution of Public Service Television will be transformed in Public Service Media, restructuring, with the capability of answering to the production and distribution of digital and interactive contents, involving the public participation identifying this way a model and a strategy to the television sites on Internet platform, which allows a logic development interactive and participative of the “public”, who is more and more interventive.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/798
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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