Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/7842
Título: Book Review of "Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil Contemporâneo" - Portuguese Version
Autor: Montargil, Filipe
Palavras-chave: Cidadania
Democracia
Brasil
Política
Data: 2005
Editora: Berkeley Electronic Press
Citação: MONTARGIL, Filipe - Book Review of "Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil Contemporâneo" - Portuguese Version. In: “Journal of Public Deliberation”. Berkeley (CA): Berkeley Electronic Press. 1:1 (2005). ISSN 1937-2841. (art. 9). Recensão crítica.
Resumo: Os organizadores apresentam, nesta obra, um conjunto de ensaios sobre participação dos cidadãos e deliberação. O livro encontra-se dividido em duas partes. Encontramos, na primeira, algumas abordagens teóricas à complexa questão da relevância, na teoria política, da participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisões políticas. Na segunda, é apresentado um grupo de ensaios em que são descritas e analisadas várias experiências participativas e deliberativas, predominantemente no Brasil. Conta-se, entre estas, o Orçamento Participativo (iniciado em Porto Alegre, em 1988, e neste momento com experiências realizadas em mais de 100 municípios), os conselhos locais de gestão de políticas sociais (instituídos através da Constituição de 1988), para além de experiências na gestão de questões ambientais e na regulação económica e social.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/7842
ISSN: 1937-2841
Versão do Editor: https://www.publicdeliberation.net/jpd/vol1/iss1/art9/
Aparece nas colecções:ESCS - Recensões

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Montargil_Book review - JPD_2005-vp.pdf106,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.