Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/7081
Título: A importância da acuidade visual na fluência leitora: como melhorar o aproveitamento do aluno em sala de aula
Autor: Lança, Carla Costa
Palavras-chave: Ortóptica
Acuidade visual
Criança
Meio escolar
Competência leitora
Data: Mai-2017
Citação: Lança C. A importância da acuidade visual na fluência leitora: como melhorar o aproveitamento do aluno em sala de aula. In: I Seminário Interdisciplinar de Ortóptica e Ciências da Visão, Engenho Novo (Brasil), 5 de maio de 2017.
Resumo: 20% a 30% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de perturbação visual. No processo de escolarização é requerido um exigente funcionamento da função visual e da visão binocular. O ato de ler requer a coordenação de um conjunto de processos visuais que enviam informação coordenada ao córtex visual. Se as anomalias da visão forem identificadas e tratadas precocemente, as consequências funcionais podem ser evitadas. A medição isolada da acuidade visual não traduz o desempenho do indivíduo na leitura. O reconhecimento de letras isoladas requer apenas uma área limitada do campo visual, enquanto o reconhecimento de palavras requer uma área maior. A leitura fluente necessita de áreas adicionais de campo visual à direita do ponto de fixação para orientação dos movimentos sacádicos. O comprometimento de funções como a acuidade visual, a sensibilidade ao contraste e o campo visual interfere com o processo de leitura.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/7081
Aparece nas colecções:ESTeSL - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A importância da acuidade visual na fluência leitora_como melhorar o aproveitamento do aluno em sala de aula.pdf882,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.