Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/6931
Título: O impacto do personal branding na reputação pessoal
Autor: Silva, Daniela Pereira
Orientador: Miranda, Sandra Marisa Lopes
Palavras-chave: Marketing
Marcas pessoais
Reputação pessoal
Networking
Personal branding
Personal brands
Personal reputation
Data de Defesa: 23-Nov-2016
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: SILVA, Daniela Pereira - O impacto do personal branding na reputação pessoal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.
Resumo: O mercado laboral com as diferentes crises socioeconómicas e os desafios crescentes impostos pela globalização, encontra-se em mutações constantes. Os profissionais, face a esta realidade procuram melhorar as suas capacidades, porém a principal preocupação tem se focado na procura da diferenciação uma vez que as oportunidades são escassas e a concorrência é cada vez mais elevada. O elemento diferenciador, incute a necessidade de delinear e desenvolver a marca pessoal, passível de comunicar e fazer transparecer o que os indivíduos têm de melhor, ou seja, distingui-los. Estas estratégias intituladas de personal branding começam a ganhar relevância para os profissionais, uma vez que conseguem trabalhar a forma como são percecionados . Face a este contexto laboral, a presente dissertação foca-se na possível relação existente entre as estratégias de desenvolvimento das marcas pessoais, intituladas de Personal Branding e o conceito de Reputação Pessoal. Procurando perceber se as estratégias de personal branding estão a ser implementadas no atual mercado e a influência que estas estão a ter nos indivíduos que as desenvolvem, concretamente ao nível da reputação pessoal. Nesta perspetiva, e em conformidade com o método qualitativo, foi desenvolvido uma recolha de dados, através da realização de seis entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de profissionais que se encontram a trabalhar na área do marketing. A importância do desenvolvimento do personal branding para a evolução e diferenciação dos profissionais que a praticam foi notória, bem como efeitos que este tipo de estratégias pessoais têm na reputação pessoal. Percebeu-se também que a manutenção e gestão contínua da marca pessoal poderá evitar ou antecipar possíveis crises ao nível da reputação.
ABSTRACT: The labor market with different socio-economic crisis and the growing challenges posed by globalization is in constant change. Professionals, facing this reality, are seeking to improve their skills, but the main concern is the search for differentiation, since the opportunities are scarce and competition is increasingly high. The differentiator instills the need to design and develop a personal brand, capable of communicating and to disclose what individuals do best, that is, to distinguish them. These strategies are entitled „personal branding‟ and are starting to gain relevance for professionals, since it can alter the way they are perceived. Given this labor context, this dissertation focuses on the possible relationship between the strategy for developing the personal brands, titled “Personal Branding” and the concept of Personal Reputation. It looks to realize if the personal branding strategies are being implemented in the current market and the influence they are having on individuals who develop them, particularly in terms of personal reputation. Given this perspective, and in accordance with the qualitative method, data was collected by conducting six semi-structured interviews with a group of professionals who are working in the field of marketing. The importance of the development of personal branding for the evolution and differentiation of professionals who practice it was notorious, as well as the effects that these types of personal strategies have on their personal reputation. It is also evident that the maintenance and management of personal branding can prevent or anticipate possible crises on a reputation level.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/6931
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