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Título: O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola
Autor: Nunes, Cláudio Jorge Oliveira
Orientador: Miranda, Sandra Marisa Lopes
Palavras-chave: Marketing
Marketing relacional
Consumidores
Redes sociais
Facebook
Crédito Agrícola
Engagement
Relational marketing
Consumer
Social media
Data de Defesa: 14-Dez-2016
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: NUNES, Cláudio Jorge Oliveira - O engagement dos consumidores no facebook: o caso Crédito Agrícola. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.
Resumo: Num mundo cada vez mais tecnológico, as redes sociais são exemplo disso, capaz de ligar o mundo através de um click. Neste aspeto, as empresas têm apostado mais nas redes sociais, por ser onde os seus consumidores e potenciais consumidores se encontram no mundo online, e as empresas devem estar presentes onde os seus consumidores estão. Deste modo nos últimos anos tem-se verificado cada vez mais, que as empresas investem mais dos seus recursos nestas plataformas, sendo um meio rápido e eficaz para chegar ao seu público alvo. O presente trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de engagement dos utilizadores que seguem a Pagina do Facebook do Crédito Agrícola (CA). Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, sendo que o método a usar nesta investigação foi do tipo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra total de 334 inquiridos, dos quais elegíveis para o estudo uma amostra de 242 seguidores da página do Facebook do Crédito Agrícola. Os resultados analisados demonstraram que existe um nível médio de engagement com a página do CA no Facebook, sobressaindo a ligação afetiva, seguida da cognitiva e, por fim, de ativação.
ABSTRACT: In a World each day more technological, the social media are an example of this, capable of connecting the World with a click. In this sense, companies have been betting more on social networks, because that is where their consumers and potential consumers are in the online world, and the companies should be present where their consumers are. So, on the last years it has been seen even more that the companies invest more of their resources on these platforms, being a quick medium and effective to get to their target-group. This work has as a main goal the study of the level of engagement of the users that follow the Facebook page of Crédito Agrícola (CA). A descriptive exploratory study has been developed, being that the method to be used on this investigation will be of the quantitive type, through the application of a query by questionnaire to a total sample of 334 inquiries, of whitch electable for the study, a sample of 242 followers of the Crédito Agrícola Facebook page. The analyzed results showed that there is a medium level of engagement with the CA page on Facebook, with special effect on the affective connection, followed by the cognitive and, finally, activation.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/6930
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