Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/6781
Título: Uma teoria da globalização avant la lettre: tecnologias da comunicação, espaço e tempo em Harold A. Innis
Autor: Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves
Palavras-chave: Innis, Harold Adams, (1894-1952)
comunicação
Tecnologias da comunicação
Espaço e tempo
Media
Data: Out-2003
Editora: Imprensa de Ciências Sociais
Citação: Subtil, F. (2003) «Uma teoria da globalização avant la lettre. Tecnologias da comunicação, espaço e tempo em Harold A. Innis». In: H. Martins e J. L. Garcia (org.). Dilemas da Civilização Tecnológica. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 287-311
Resumo: Na Europa e até no Continente Americano, as ciências da comunicação têm persistido em negligenciar um conjunto notável de pensadores canadianos que manifestaram um grande interesse pela comunicação. A investigação das relações entre comunicação, tecnologia e civilização, apresentada por autores como Graham Spry, George Grant, Northrop Frye, mas sobretudo por Harold Innis e Marshall McLuhan, entre outros, é um dos aspectos originais que talvez autorizem a referência a uma “escola canadiana” da comunicação. O relevo adquirido pelo último autor no mundo da cultura, da arte e dos media só episodicamente despertou curiosidade no universo académico sobre as origens e fontes da sua reflexão. Mas a corrente canadiana da comunicação não se resume, de forma alguma, a quem escreveu The Galaxy of Gutenberg (1997 [1962]). Pelo contrário, McLuhan prossegue várias das preocupações temáticas e das intuições desta tradição, embora as tenha desenvolvido de modo vincadamente próprio. Um modo tão característico e com tanto impacto que, porventura, terá contribuído, se bem que in- voluntariamente, para que permanecesse napenumbra uma das suas maiores influências – Harold Adams Innis (1864-1952), talvez o mais original autor norte-americano da sua geração, intelectual íntegro, precursor da análise crítica da comunicação, da sua relação com a tecnologia, o tempo e o espaço, assim como um teórico pioneiro dos processos que hoje são designados pela noção de globalização.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/6781
ISBN: 972-671-111-8
Aparece nas colecções:ESCS - Capítulos ou partes de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dilemas_civilizacao_tecnologica_cap_livro-FSUBTIL.pdf421,48 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.