Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/615
Título: A relação entre a consciência fonológica e as conceptualizações de escrita em crianças dos 4 aos 6 anos
Autor: Ramos, Cláudia
Nunes, Terezinha
Sim-Sim, Inês
Palavras-chave: Consciência fonológica
Fonologia
Crianças
Data: Mar-2004
Editora: Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2004 Vol V Nº1 13-33
Resumo: O presente estudo tem como objectivo investigar o desenvolvimento da consciência fonológica e a sua relação com as conceptualizações de escrita em crianças portuguesas dos quatro aos seis anos de idade. A amostra do estudo é constituída por 60 crianças de idade pré-escolar divididas por quatro grupos etários (4 anos – 4 anos e 6 meses.; 4 anos e 7 meses – 5 anos e 1 mês; 5 anos e 2 meses- 5 anos e 8 meses; 5 anos e 9 meses – 6 anos e 3 meses). As crianças foram testadas com uma bateria de seis provas de consciência fonológica e sujeitas a uma entrevista para apreciar as suas conceptualizações de escrita. O teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven foi aplicado de forma a ser usado como controle na análise de regressão. Os resultados demonstram que existe um crescente desenvolvimento fonológico de acordo com a idade das crianças, mas que a maior parte das crianças ainda não vai além do nível pré-silábico, no que respeita às conceptualizações de escrita. Não foram encontradas correlações significativas entre a consciência fonológica e os níveis de conceptualização sobre a escrita. A hipótese de que a criança desenvolve conceitos de escrita como consequência da sua consciência fonológica não é suportada por este estudo. A falta de correlações significativas sugere que a consciência fonológica não deve ser vista como resultado do desenvolvimento de conceitos de escrita. É possível que a consciência fonológica seja uma condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento das conceptualizações de escrita silábicas, e consequentemente alfabéticas nas crianças.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/615
ISSN: 0874-9620
Versão do Editor: http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2004/3_A%20RELA%C3%87%C3%83O%20ENTRE%20A%20CONSCI%C3%8ANCIA%20FONOL%C3%93GICA%20E%20AS%20CONCEPTUALIZA%C3%87%C3%95ES%20DE%20ESCRITA%20EM%20CRIAN%C3%87AS.pdf
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