Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5534
Título: Pode alguém ser quem é?: o teatro enquanto ferramenta de presença na pessoa do profissional de saúde
Autor: Rodrigues, Ricardo Manuel Conceição
Orientador: Vasques, Eugénia
Nunes, Lucília (co-orientadora)
Palavras-chave: Presença
Saúde
Teatro
Análise crítica de discurso
Laboratório de criação
João dos Santos
Data de Defesa: Set-2015
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
Resumo: A presente dissertação de mestrado assume-se como um estudo interdisciplinar entre a Saúde e o Teatro, tendo como eixo central o conceito Presença do actor. Uma dissertação alicerçada num processo de investigação-acção, ou seja, um estudo que envolveu também uma experiência de criação teatral. A revisão teórica prévia foi alargada às disciplinas de Filosofia, Medicina, Psicologia, Enfermagem, e o próprio Teatro, de forma a perspectivar o potencial de desenvolvimento do conceito Presença para além do âmbito teatral. Foram constituídos os pressupostos teóricos para avançar de forma consistente num laboratório de criação centrado na Presença. No contexto da exploração deste conceito, conduzimos esse laboratório à luz dos predicados do Teatro Comunidade, em que diferentes profissionais de saúde (Enfermagem,C. Farmacêuticas, Psicologia, Terapia Psicomotricidade, Medicina) e Educação (Professores, Educadores de Infância) vivenciaram o desenvolvimento da sua respectiva Presença em cena Teatral. Um laboratório de criação subjacente à celebração do Centenário Dr.João dos Santos, pelo que o objecto simbólico desenvolvido foi transversal à sua obra. Ao considerar este percurso de criação, desenvolvemos um estudo de investigação qualitativa com recurso à análise crítica de discurso de Fairclough. Uma construção discursiva sustentada em dois grupos focais, antes e após o respectivo laboratório de criação. Os achados discursivos apontam uma mudança discursiva sensível no que se refere ao conceito Presença do actor, mas em especial, sublinham o potencial de consolidação conceptual do mesmo conceito no âmbito disciplinar da saúde. Um objecto académico que reforça a importância da ponte interdisciplinar, no enriquecimento conceptual e operatório das disciplinas saúde e teatro.
Descrição: Dissertação de Mestrado submetida(o) à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestrado em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5534
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