Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5523
Título: Proposta de normalização da gestão de sinistros, na relação entre hospitais e fornecedores de seguros de saúde
Autor: Woss, Joana Lucilia
Orientador: Montargil, Filipe
Pereira, Jorge
Palavras-chave: Design de interação
BPM (Business Process Management)
Usabilidade
Seguros de saúde
Normalização
Interaction design
BPM (Business Process Management)
Usability
Health insurance
Standardization
Data de Defesa: Nov-2015
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Woss, Joana Lucilia - Proposta de normalização da gestão de sinistros, na relação entre hospitais e fornecedores de seguros de saúde. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Trabalho de projeto.
Resumo: No início do estudo da interação homem-máquina, a noção de que sistemas de computador e software deveriam ser projetados e desenvolvidos em consideração às necessidades, habilidades e preferências de seus utilizadores não era uma visão dominante. Atualmente, porém, os estudos mostraram que em um processo de desenvolvimento de sistema ou interface o impulsionador das decisões de criação e alteração devem ser os utilizadores. A usabilidade passou a ser o objetivo a alcançar. E com este objetivo fixado os sistemas de suporte de fluxo de trabalho tornaram-se comuns. Este trabalho é uma proposta que atende a esta realidade e, por preocupar-se com a usabilidade e a otimização do fluxo de trabalho, propõe a normalização dos sistemas de faturação dos seguros de saúde. O projeto pretende ser uma proposta para a interface deste sistema uniformizado, baseando-se na crença de que a indústria de faturamento de saúde é capaz de tornar-se significativamente mais eficiente ao reduzir a necessidade de intervenção humana e o recurso a processos em papel, melhorando a consistência da codificação, e que com isso irá aumentar o rendimento e diminuir o tempo de pagamento e reembolso de serviços.
ABSTRACT: Early in the study of human-computer interaction, the notion that computer and software systems should be designed and developed in consideration of the needs, abilities and preferences of their users was not a dominant view. Now, however, studies have shown that in a system development process or the driver of interface design decisions and changes should be the users. The usability has become the goal to reach. And with this aim set workflow support systems have become common. This work is a proposal that meets this reality and, focusing on the usability and workflow optimization, proposes the standardization of billing systems of health insurance. The project is intended as a theoretical proposal of how to be the interface of this uniform system, based on the belief that healthcare billing industry is able to become significantly more efficient by reducing the need for human intervention and the use of paper based processes, improving the consistency of coding, and with it will increase revenue and decrease the time of payment and reimbursement of services.
Descrição: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5523
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_ Joana Lucilia Woss.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.