Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5522
Título: Avaliação da Usabilidade de um Projeto de eHealth, enquadrado na visão europeia de Health Technology Assessment (HTA)
Autor: Semedo, Elisabete Gonçalves
Orientador: Antunes, Ana Cristina Coelho
Moreira, Paulo
Palavras-chave: eHealth
Usabilidade
HTA (Health Technology Assessment)
TIC em saúde
Consulta à distância
eHealth
Usability
Health information technology
Telemedicine
Data de Defesa: Nov-2015
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Semedo, Elisabete Gonçalves - Avaliação da Usabilidade de um Projeto de eHealth, enquadrado na visão europeia de Health Technology Assessment (HTA). Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Trabalho de projeto.
Resumo: O eHealth, utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na área da saúde, permite uma utilização mais eficiente dos recursos, sem perda, ou até mesmo com melhoria dos cuidados de saúde e bem-estar. Porém o nível de implementação de projectos de eHealth em Portugal, comparativamente com outros países da Europa, ainda é muito reduzido. Atendendo a que os estudos indicam as atitudes dos utilizadores, para com as soluções de eHealth que lhes são apresentadas e a relação com as TIC em geral como as principais barreiras ao e-Health, a área de estudo da interacção – homem – computador, e os conhecimentos sobre usabilidade dos sistemas, podem ajudar a compreender esses fenómenos e a promover o desenvolvimento de soluções de eHealth e estratégias melhor aceites pelos utilizadores. Nesse sentido, este estudo avalia quanto à usabilidade e relação com outras dimensões relevantes em avaliação das tecnologias em saúde, um Projecto de eHealth português, de iniciativa não-governamental, e experiência numa das áreas mais sensíveis de intermediação das TIC, as consultas à distância. Utilizou-se na investigação o método misto, com a técnica quantitativa e a técnica qualitativa em paralelo. A quantitativa na aplicação de um modelo de avaliação de usabilidade orientado para a área da saúde, e a qualitativa na exploração do caso com o enquadramento das dimensões relevantes em avaliação das tecnologias em saúde. Tendo-se obtido um conjunto de evidências, que reforça os benefícios do desenvolvimento de soluções de eHealth e a importância de se considerar as variáveis de natureza humana na interacção homem-computador em saúde.
ABSTRACT: The eHealth, the Communication and Information Technologies (CIT) application in health care area, allows a better use of the resources without harm, or in some cases, even increasing the quality of health care and wellness. Despite this reality the level of eHealth projects in Portugal is still low compared with other countries in Europe. Studies indicate the user attitude to the eHealth solutions and his relation to the CIT in day life, as the main barriers to the use of eHealth solutions. The knowledge in interaction human-computer area and about usability, maybe can help understanding this phenomenon and improve eHealth solutions and better strategies. So, this investigation is about the usability and others key points in terms of Health Technologies Assessment applied in a eHealth Project, that include telemedicine. It was used both quantitative and qualitative methods. The quantitative method took place with the implementation of a usability evaluation model, created specifically for the health care area. And the qualitative approach as a way to obtain large information about the eHealth Project, in terms of key points in Health Technologies Assessment. In result, several evidences point and strengthen the benefits in developing eHealth solutions, and the human-computer interaction contributes to the development of solution that users likes and adopt.
Descrição: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5522
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elisabete_Semedo_Projeto_Avaliação de usabilidade de um projeto_METADADOS.pdf340,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.