Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5465
Título: Avaliação da dose de exposição em tomografia computorizada: estudo comparativo antes e após otimização dos protocolos em neurorradiologia pediátrica
Autor: Batalha, Filomena Isabel
Freire, Luís
Almeida, Cristina Maria
Ribeiro, Margarida
Palavras-chave: Física das radiações
Tomografia computorizada
Dosimetria
Neurorradiologia pediátrica
Data: Nov-2015
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Batalha FI, Freire L, Almeida CM, Ribeiro MM. Avaliação da dose de exposição em tomografia computorizada: estudo comparativo antes e após otimização dos protocolos em neurorradiologia pediátrica. In VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, Auditório da ESTeSL (Lisboa), 12-14 de novembro de 2015.
Resumo: O número de exposições à radiação com fins médicos têm vindo a aumentar drasticamente devido ao crescimento do número de exames de Tomografia Computorizada (TC) realizados anualmente em crianças, o que faz com que aumentem também os potenciais efeitos indesejados associados à radiação ionizante. Este assunto torna-se ainda mais crítico na população pediátrica pelo que é imprescindível a otimização dos protocolos de aquisição e adoção de boas práticas no que respeita à redução da dose de exposição. A aplicação dos protocolos em neurorradiologia pediátrica carece de estratégias eficazes, as quais visam uma eficaz redução de dose mantendo a qualidade de imagem. Comparativamente aos descritores de dose (CTIvol e DLP) e parâmetros técnicos (Kvp, mAs, tempo de exposição e espessura de corte), foi objetivo deste estudo avaliar a redução da dose nos exames de neurorradiologia pediátrica através da comparação entre 2012 e 2013, ou seja, antes e depois da intervenção de otimização efetuada aos protocolos de aquisição.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5465
Versão do Editor: http://sites.estesl.ipl.pt/vii-encts/wp-content/uploads/2015/06/Livro_Resumos_1.pdf
Aparece nas colecções:ESTeSL - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da dose de exposição em tomografia computorizada.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.