Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5464
Título: Aplicação de sistemas de vigilância demográfica e informação geográfica na investigação em saúde
Autor: Rosário, Edite
Pedro, João de Almeida
Brito, Miguel
Palavras-chave: Investigação
Informação geográfica
Demografia
Saúde
Angola
Data: Abr-2014
Citação: Rosário E, Pedro J, Brito M. Aplicação de sistemas de vigilância demográfica e informação geográfica na investigação em saúde: o caso do CISA. In I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa – A Geografia da Saúde no cruzamento de saberes, Universidade de Coimbra, 21 a 24 de abril de 2014.
Resumo: O Projeto CISA visa a criação de um Centro de Investigação em Saúde em Angola. Foi criado em 2007 e resulta de uma parceria entre o governo angolano (Ministério da Saúde de Angola e o Governo Provincial do Bengo), o governo português (Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões IP) e a Fundação Calouste Gulbenkian. Os principais objetivos do Projeto CISA são melhorar as condições de saúde da população do Município do Dande através do fortalecimento assistencial dos seus serviços de saúde; criar um centro de investigação em Angola, que dará contributos à resolução dos principais problemas de saúde que afetam o país e a região, através de investigação epidemiológica e clínica nas doenças mais prevalentes ou relevantes para a saúde pública no contexto angolano (como sejam a malária, doenças tropicais negligenciadas, parasitas intestinais, desnutrição e as doenças não transmissíveis) e potenciar a participação nacional de Angola e Portugal a nível internacional na área da investigação direcionada às principais doenças que afetam os países em vias de desenvolvimento. Para a investigação em saúde, o conhecimento das características demográficas e da distribuição geográfica das populações é de extrema importância, uma vez que permite, entre outros, estabelecer denominadores para cálculos de taxas (e.g. mortalidade, morbilidade, prevalência, incidência) e analisar a associação entre saúde e ambiente (e.g. áreas de risco, períodos de exposição, acessibilidades a cuidados de saúde).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5464
ISBN: 978-989-98945-1-8
Versão do Editor: https://app.box.com/s/ityvq90mjc60xhm4orbu
Aparece nas colecções:ESTeSL - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de sistemas de vigilância demográfica e informação geográfica na investigação em saúde.pdf22,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.