Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5440
Título: Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
Outros títulos: Enseñanza de capacidades comunicacionales en estudiantes y profesionales de la salud: situación actual y perspectivas
Teaching of communiaction skills to health care students and professionals: current situation and perspectives
Autor: Monteiro-Grilo, Ana
Palavras-chave: Comunicação
Ensino
Desenvolvimento de competências
Programa de treino
Meio escolar
Profissional de saúde
Comunicación
Enseñanza
Desarrollo de capacidades
Programa de entrenamiento
Estudiantes
Profesional de la salud
Communication
Teaching
Skills development
Training program
Students
Health care professional
Data: Mai-2012
Editora: Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Citação: Monteiro-Grilo A. Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas. Rev Iberoam Educ Sup. 2012;III(7):93-112.
Resumo: É hoje largamente aceite que a promoção da relação profissional de saúde-paciente conduz ao incremento na qualidade dos cuidados de saúde. A investigação sobre os benefícios da comunicação eficaz levou mesmo alguns autores a considerar a comunicação como a ferramenta mais importante na prestação de saúde. Como consequência, desde o início dos anos 90, as escolas médicas, principalmente do mundo ocidental, têm aumentado o interesse no ensino de competências comunicacionais. Este trabalho partiu da pesquisa bibliografia realizada através da B-on. As palavras-chave utilizadas foram: comunicação profissional de saúde-doente, treino de competências comunicacionais, estudantes e saúde. A análise dos diversos programas de treino de competências comunicacionais, destinados a estudantes e profissionais de saúde permitiu constatar que existe uma enorme variabilidade e falta de consistência nos vários programas de treino atualmente disponíveis. A maioria dos estudos incluía informação insuficiente sobre as competências comunicacionais a ensinar aos participantes. Face à situação atual, são apontadas algumas diretrizes para o futuro do ensino destas competências ao nível do ensino pré e pós-graduado na área da saúde.
ABSTRACT - Currently it is widely accepted that the promotion of the relationship of health care professionals with their patients improves the service quality. The research on the benefits of efficient communication led some authors to consider that communication is the most important tool in health services. Thus, since the beginning of the nineties, medical schools in the Western world have increased their interest in the development of communication skills. This work is based on the bibliographic research done via B-on. The used key words were: health care professional —patient communication, training in communication skills, students and health. The analysis of the different training programs in matters of communication training targeted at students and health care professionals allowed to verify that there is a great variability and lack of consistency between the different training programs that currently are available. Most of the studies included insufficient information on the communication skills that would be taught to the participants. In spite of the current situation some guidelines are set out for the future of teaching these skills in pre and post-graduate teaching in the health area.
RESUMEN - Actualmente es ampliamente aceptado que la promoción de la relación del profesional de la salud con su paciente conduce al incremento de la calidad de la atención. La investigación sobre los beneficios de la comunicación eficaz condujo a algunos autores a considerar a la comunicación como la herramienta más importante para la atención de la salud. Como consecuencia, desde comienzo de los años noventa, las escuelas médicas, principalmente del mundo occidental, han aumentado el interés en el desarrollo de las capacidades de comunicación. Este trabajo partió de la investigación bibliografía realizada a través de la B-on. Las palabras clave utilizadas fueron: comunicación profesional de salud-enfermo, entrenamiento capacidades en comunicación, estudiantes y salud. El análisis de los diversos programas de capacitación en materia de capacidad de comunicación destinados a estudiantes y profesionales de la salud permitió constatar que existe una enorme variabilidad y falta de consistencia entre los diferentes programas de capacitación actualmente disponibles. La mayoría de los estudios incluía información insuficiente sobre las capacidades de comunicación que se enseñaría a los participantes. Pese a la situación actual, se señalan algunas directrices para el futuro de la enseñanza de estas capacidades a nivel de la enseñanza de pre y pos graduación en el área de la salud.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5440
ISSN: 2007-2872
Versão do Editor: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=299129031006
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