Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5414
Título: Desenvolver o conhecimento sintático explícito no 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Gonçalves, Luciana Maria Vaz
Orientador: Gonçalves, Anabela
Cardoso, Adriana
Palavras-chave: Didática da língua portuguesa
Conhecimento sintático explícito
Laboratórios gramaticais
Didactics of portuguese language
Explicit syntactic knowledge
Grammar laboratories
Data de Defesa: Dez-2015
Citação: Gonçalves, L. M. V. (2015). Desenvolver o conhecimento sintático explícito no 1.º ciclo do ensino básico [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Este trabalho pretende abordar o conhecimento sintático explícito no 1.º ciclo através do recurso a laboratórios gramaticais. É certo que a criança, desde o nascimento até à entrada para a escolaridade obrigatória, está sujeita a estímulos verbais da sua língua materna e, assim, vai construindo o seu conhecimento implícito da língua. Ao ingressar na escolaridade obrigatória, a escola desempenha várias funções no desenvolvimento da criança. Para que a criança consiga corresponder às exigências escolares e do currículo, temos de lhe proporcionar atividades que a levem a adquirir um conhecimento explícito dos conteúdos que lhe propomos. Pelas dificuldades manifestadas pelos alunos em compreender e aplicar conteúdos gramaticais, mais especificamente ao nível dos constituintes e das funções sintáticas, e no sentido de ajudá-los, os laboratórios gramaticais pareceram-nos o recurso didático mais adequado para alcançar os objetivos pretendidos. Recorrendo ao trabalho de observação, comparação, manipulação de dados, descoberta de regularidades, sistematização e explicitação dessas mesmas regularidades, os alunos serão capazes de mobilizar os conhecimentos sintáticos adquiridos na compreensão e produção de textos orais e escritos. Com esta proposta de trabalho, os alunos constroem o seu conhecimento de forma orientada e sistematizada pelo professor, através de etapas muito bem definidas, individualmente e/ou em colaboração com outros pares. O trabalho a desenvolver pelo professor deve ser devidamente planificado, de modo a que haja na sala de aula momentos específicos de trabalho com a língua e sobre a língua, por um lado, e por outro, para que o resultado desse trabalho seja uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento das competências dos alunos.
ABSTRACT This study focuses on the explicit syntactic knowledge in the first cycle through the use of grammatical laboratories. Admittedly, from birth until they enter compulsory education the child is subject to verbal stimuli to their mother tongue and so builds his implicit knowledge of the language. By joining compulsory education, school plays multiple roles in child development. So that the child can meet the educational requirements and the curriculum, we must provide him with activities that lead to develop explicit knowledge and linguistic awareness of the contents we propose. The difficulties experienced by students in understanding and applying grammatical contents , specifically in terms of constituents and syntactic functions , and in order to help them , the use of grammatical laboratories seemed to us the most suitable teaching tool to achieve the intended objectives . Using the work of observation, comparison, data manipulation, regularities discovery, organization and explanation of those regularities, students will be able to mobilize the acquired syntactic knowledge in the comprehension and production of spoken and written texts. Doing this, students build their knowledge in a focused and systematic manner, being guided by the teacher, through well-defined steps, individually and / or in collaboration with peers. The work done by the teacher must be properly planned so that there are specific moments in the class room to work with the language and on the language, on the one hand, and, on the other hand, the result of this work may be seen as a tool supporting the development of the students’ skills on grammatical analysis.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5414
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolver o conhecimento sintático explícito no 1.º ciclo do ensino básico.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.