Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5374
Título: Rede de mobilidade sustentável de Beja: viabilidade de implementação de um sistema de bicicletas elétricas
Autor: Carvalho, Ricardo Manuel Cardoso
Orientador: Quaresma, António Carlos Pinheiro
Palavras-chave: Mobilidade
Mobility
Rede ciclável
Cycling network
Sistema de bicicletas partilhadas
Bike-sharing system
Beja
Data de Defesa: Out-2015
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: CARVALHO, Ricardo Manuel Cardoso - Rede de mobilidade sustentável de Beja: viabilidade de implementação de um sistema de bicicletas elétricas. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.
Resumo: A bicicleta pode ser a resposta a vários problemas urbanos da atualidade, não só relacionados com o congestionamento e o intenso tráfego motorizado, como também com o meio ambiente. Pretende-se com esta dissertação expandir a rede ci clável existente e desenvolver um sistema público de bicicletas em Beja. Analisaram-se várias caraterísticas físicas (relevo, rede viária, clima, malha urbana) e populacionais da cidade (população residente e visi tantes) de modo a tentar perceber qual o tipo de sistema que melhor se adaptaria. Chegou-se à conclusão que o modelo mais adequado a Beja é um sistema público automático de bicicletas elétricas, incluindo 11 estações e 95 bicicletas. Para finalizar realizou-se um estudo de viabilidade económica do sistema, assim como uma comparação de custos para o utilizador (distância, tempo e dinheiro) entre a utilização do sistema público de bicicletas, automóvel e autocarro, mostrando-se o sistema uma alternativa válida.
Abstract: Bicycle use can be the answer to many current urbanproblems, not only traffic related but also to the environment. This dissertation aims to expan d the existing bike paths network and develop a bike share system in Beja. It was studied some physical characteristics of the city (such as topography, road hierarchy, climate, urban network) and its population (resident population and visitors) in order to figure out wich was the best type of system. It was determinated that the best suited model for Beja is an automatic public system of electric bicycles, including 11 stations and 95 bikes. Finally it was done a study of the economic viability of the system, as also a comparison of the user’s costs (distance, time and money) between usi ng public bikes, car and bus, concluding that the system is an attractive choice.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5374
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf5,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.