Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5373
Título: Projecto de obras de arte especiais pré-fabricadas: viaduto
Autor: Almeida, Pedro Faria
Orientador: Machado, Cristina Ferreira Xavier de Brito
Palavras-chave: Betão armado
Reinforced concrete
Pré-esforço
Prestressing
Vigas pré-fabricadas
Prefabricated beams
Obra de arte
Engineering structure
Viaduto
Viaduct
Data de Defesa: Dez-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: ALMEIDA, Pedro Faria - Projecto de obras de arte especiais pré-fabricadas, viaduto. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente relatório tem por objectivo apresentar e descrever de forma detalhada o projecto enquadrado no Trabalho Final de Mestrado com o objectivo de obter o grau de mestre em Engenharia Civil na área de especialização de Estruturas, sob a supervisão do seu director, Eng.º Carlos Ferraz e com o auxílio da Eng.ª Maria EmíliaGonçalves da empresa Edgar Cardoso - Engenharia e Laboratório de Estruturas. A elaboração do relatório de projecto tem como finalidade permitir ao aluno, futuro profissional, reflectir sobre o dimensionamento de viadutos e relatar a sua vivência e experiência adquiridas. O dimensionamento de viadutos é sem dúvida, uma experiência enriquecedora, pois permite colocar em prática um manancial de conhecimentos adquiridos de uma forma teórica, por um lado e por outro conhecer a realidade profissional e institucional em que se trabalha. Como tal, procurou-se tirar o máximo partido desta o portunidade, através da diversificação de actividades desempenhadas. A Obra de Arte desenvolvida é mais concretamente um projecto de execução de um Viaduto de quatro vãos com 105,5 m de comprimento. O presente relatório está dividido em duas partes, Memória Descritiva e em Cálculos Justificativos. A Memória Descritiva surge como suporte teórico do projecto, tendo como objectivo dar a conhecer ao leitor o local do projecto, assim como as actividades desenvolvidas ao longo do mesmo. Os Cálculos Justificativos servem para justificar os resultados finais.De referir que este trabalho segue a Norma Portuguesa 405 e não se rege pelo acordo ortográfico.
Abstract: This report aims to present and describe in detail the project framed in the Final Work Master in order to obtain a master's degree in Civil Engineering in the area of specialization of structures under the supervision of its Director, Engineer Carlos Ferraz and with the help of Engineer Maria Emília Gonçalves company Edgar Cardoso - Engineering and Structures Laboratory. The preparation of the project report aims to enable the student, professional future, think about the design of viaducts and report their experience and acquired expertise. The design of viaducts is undoubtedly an enriching experience as it allows to put into practice a wealth of knowledge gained in a theoretical way, on the one hand and on the other to meet professional and institutional reality in which we work. As such, we sought to make the most of this opportunity, through diversification of activities performed. The Work of Art is specifically developed a draft implementation of a four-span viaduct with 105,5 m in length. This report is divided into two parts, Descriptive Memory and CalculationsJustifications. The Descriptive Memory arise as theoretical support of the project, aiming to familiarize the reader the project site, as well as activities developed along the same. The Calculations Justifications serve to justify the end results. This work follows the Portuguese Standard 405 and is not governed by the agreement spelling.
Descrição: Trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Estruturas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5373
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado



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