Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5362
Título: Integração num plano municipal de segurança rodoviária: Cidade da Amadora: Freguesia da Venteira
Autor: Matos, Júlia Maria Vaz de
Orientador: Fortes, Luísa Ferreira Cardoso Teles
Palavras-chave: Infraestruturas rodoviárias
Road infrastructures
Mobilidade pedonal
Pedestrian mobility
Acessibilidade viária
Road accessibility
Segurança rodoviária
Road safety
Data de Defesa: Dez-2012
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: MATOS, Júlia Maria Vaz de - Integração num plano municipal de segurança rodoviária: Cidade da Amadora: Freguesia da Venteira. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2012. Dissertação de mestrado.
Resumo: A Segurança rodoviária é desde sempre e cada vez mais um tema preocupante da sociedade. Pelo seu papel preponderante tem sido alvo de estudos e melhorias constantes no sentido de minimizar e combater a sinistralidade rodoviária. Nos últimos anos tem-se verificado um interesse significativo e progressivo ao nível das organizações mundiais e dos países envolvidos, resultando na crescente intervenção e implementação de medidas de prevenção neste âmbito. Tem este trabalho como objetivo o estudo de uma área restrita de um dos concelhos constituintes da Área Metropolitana de Lisboa: Concelho da Amadora. Território administrativo com características muito próprias no respeitante à sua área e densidade populacional, bem como no seu crescimento e surgimento [evolução histórica], conferem-lheriscos acrescidos nesta matéria. Com este trabalho, pretende-se identificar e caracterizar as insuficiências e lacunas existentes na área em estudo, cidade da Amadora - freguesia da Venteira, circunscrita a três eixos, bem como apresentar as soluções adequadas e eficientes para dotar este espaço tão restrito, mas fundamental no território onde incide a análise, de medidas que contribuam para o alcance da segurança rodoviária ambicionada. O estudo insere-se numa área de cariz essencialmente urbano coabitante com rede viária de ligação inter-concelhia e incide numa primeira fase na análise das condições atuais: rede viária e pedonal, sinistralidade rodoviária e elementos de segurança; e numa segunda nas soluções e medidas a propor no âmbito de estudo: reperfilamento da rede viária existente e execução de novo eixo, bem como nos elementos de segurança que a complementarão. As propostas de requalificação e de execução têm como fundamento retirar tráfego da área de estudo e reformulá-la numa zona predominantemente urbana, particularmente vocacionada para o peão. No presente trabalho tentou-se dar uma reprodução tão real quanto possível do existente, nas perspetivas geográfica, viária e de vivência comunitária, traçando ainda uma imagem tão autêntica quanto possível do idealizado para a área de estudo, na ótica do condutor e especialmente na do peão, com o intuito de alcançar um espaço de excelência no tema versado: segurança rodoviária.
Abstract: Road safety has always and increasingly been a concerning theme of society. For its importance has been the subject of studies and constant improvements to minimize and fight road accident. In recent years a progressive and significant interest of worldwide organizations and the involved countries has been observed, resulting in an increasing intervention and implementation of preventive measures in this area. The purpose of this paper is the study of a restricted area of one of the Metropolitan Area of Lisbon municipalities: the municipality of Amadora. An administrative territory with specific characteristics in regards of its area and population density, as well as in its growth and emergence [historic evolution], that give it an increased risk in this matter. With this document, it is intended to identify and characterize the insufficiencies and gaps in the area of study, city of Amadora - municipatily of Venteira, limited to three axes, as well as to present the solutions considered more appropriate and efficient to endow this restricted space, but fundamental in the territory where the analysis is focused, with measures that contribute to achieve the aimed road safety. The study is located in a area essentially urban and cohabitant with inter-municipal road network and in a first phase focuses on analyzing the current conditions: road and pedestrian network, road accidents and safety elements; and in a second phase in the solutions and measures to propose according to the current study: reashaping of the existing road network and Execution of a new axis, as well as in complementing safety elements. These proposals of requalification and of execution are based on reducing traffic in the area of study and reformulate it to a predominantly urban zone, particularly directed to the pedestrian. In the present paper it was intended to reproduce as real as possible the existing in geographical, road and community experience perspectives, also drawing an image as authentic as possible of the conceived for the study area, in the driver and especially in the pedestrian optics, with the intention of achieving a space of excellence in the versed topic: road safety.
Descrição: Trabalho de Projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5362
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado



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