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Título: Projecto do núcleo de recreio náutico do porto de S. Roque: Ilha do Pico
Autor: Caetano, Hélio Marcos Aparício
Orientador: Fernandes, José Pedro Coelho
Palavras-chave: Quebra-mar
Breakwater
Dimensionamento
Design
Molhe
Pier
Marina
Yacht harbours
Data de Defesa: Fev-2011
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: CAETANO, Hélio Marcos Aparício - Projecto do núcleo de recreio náutico do porto de S. Roque: Ilha do Pico. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: Na última década, em Portugal, tem-se investido no desenvolvimento da indústria turística o que requer uma melhoria constante das infra-estruturas existentes e construção de novas infra-estruturas, sobretudo na área da náutica de recreio de forma a disponibilizar aos turistas um vasto leque de actividades que satisfaçam as suas necessidades e expectativas. Enquanto actividade turística, em 2009, a náutica de recreio apresentava em Portugal uma oferta de 10.127 lugares de amarração distribuídos por 35 marinas e portos de recreio no território do continente e ilhas. A oferta de lugares de amarração concentra-se na região do Algarve e de Lisboa representando 37% e 25% da oferta respectivamente, enquanto os Açores dispõem de apenas 9% da oferta de lugares de amarração. O arquipélago dos Açores alberga uma população residente à volta dos 237.000 habitantes, e é constituído por nove ilhas dispersas no Atlântico Norte ao longo de 600 km, segundo uma orientação Noroeste-sudeste e enquadrado entre os 24º49' - 31º15' de longitude Oeste e os 36º55' - 39º45' de latitude Norte. O extremo ocidental do arquipélago situa-se na ilha das Flores, a cerca de 3900 km do subcontinente Américado Norte e o extremo oriental localiza-se na ilha de Santa Maria, a uma distância aproximada de 1 570 km da costa ocidental do continente Europeu. Este trabalho prático visa o dimensionamento das infra-estruturas marítimas que integram o núcleo de recreio náutico do porto de S. Roque do Pico (Ilha do Pico), de forma a permitir o desenvolvimento da frota local e garantindo a protecção de pessoas e bens. Fazem parte destas infra-estruturas, as obras de abrigo (molhe), estruturas de alagem (rampa-varadouro, doca de pórtico, etc.), bacias de estacionamento a seco e em flutuação, cais para abastecimento de combustível e pump-out; abastecimento de energia eléctrica, telecomunicações e água às embarcações.
Abstract: Over the last decade Portugal has invested in developing the tourism industry which requires constant improvement of existing infrastructures and building of new infrastructures particularly in the area of nautical recreation in order to provide tourists with a vastnew range of activities that meet their needs and expectations. As a tourist activity, in 2009 nautical tourism in Portugal had around 10.127 moorings to offer spread over 35 marinas and harbours. The provision of moorings is concentrated in the Algarve and Lisbon with 37% and 25% of the offer respectively, while the Azores have only 9% of the moorings. The Azores archipelago lodges a resident population of around 237.000 inhabitants, and is formed by nine dispersed islands in the North Atlantic along 600 km, according to the northwest-southeast direction and framed between 24º49' - 31º15' West longitude and 36º55' -39º45' North latitude. Flores Island is located on the western end of the archipelago, about 3900 km from the sub-continent North America and the island of Santa Maria is located on the eastern end, at a distance of approximately 1570 km from the west coast of the European continent. This work aims at the design of the maritime infrastructure of a yacht harbour at S. Roque do Pico port (Pico island), to allow the development of the local fleet and ensure the protection of peopleand goods. Contained in such infrastructures there is the sheltering structure of the yacht harbour (breakwater), the launching ramp and the boatlift dock, the dry and the wet docks; a pier for refueling and pump-out; the provision of utility services to vessels such as water, electricity and telecommunications.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil - Área de especialização de Hidráulica
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5360
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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