Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5331
Título: Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico – conceções de alunos e professor
Autor: Duarte, Vera Antunes
Orientador: Madureira, Isabel
Palavras-chave: Prática de ensino supervisionada
Trabalhos para casa
Aprendizagem
Supervision of practice teaching
Homework
Learning
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2º ano de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do En-sino Básico, pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento centra-se essencialmente na descrição reflexiva da prática de-senvolvida num 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola na zona central de Lisboa. São analisados dois momentos distintos: o período de observação do contex-to, com respetiva avaliação diagnóstica, definição da problemática, delineação dos objetivos, planeamento dos conteúdos a lecionar e estratégias a implementar; a fase posterior à intervenção, com avaliação dos alunos e do plano inicialmente definido. Deste processo, constituiu-se ainda como finalidade formativa o aprofundamento do tema relacionado com os trabalhos para casa (TPC), com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos e da professora do contexto onde decorreu a PES II relativamente a este tema tão controverso. Os dados foram recolhidos através de questionários, en-trevistas semiestruturadas e grelhas de registo diários do TPC. Os resultados do estu-do revelam que tanto a professora como os alunos reconhecem vantagens nesta práti-ca pedagógica, tendo esta tem grande adesão por parte dos alunos que os cumprem com elevada regularidade. Concluiu-se igualmente, com base na análise documental, que os trabalhos para casa são eficazes quando prescritos com quantidade e frequên-cia adequados ao contexto. Sendo este um estudo exploratório e não representativo de uma população, os seus resultados referem-se apenas ao contexto a que diz res-peito.
ABSTRACT The following report was developed in the field of the Supervision of Practice Teaching in the 2nd grade of Master’s Degree in Primary Teaching (1st and 2nd cycle), in Lisbon Higher School of Education. This document focus essentially in the reflexive description of the context of ped-agogical intervention on the 3rd degree of 1st Cycle of Primary Teaching, on a central zone of Lisbon. There are being analysed two distinctive moments: the stage of obser-vation of the context, with its diagnostic evaluation, definition of the problematics, de-lineation of goals and planning of the teach contents; the stage after the intervention, with the evaluation of the student and of the initial plan set. Through this process, it was established as a formative purpose the developing of a study related to homework (TPC), in order to know the opinion of the students and the teacher of the context where PES II occurred about this controversial issue. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews and daily TPC regis-tration grids. The study’s results reveal that both teacher and students recognize ad-vantages in this pedagogical practice, with such high adherence from the students that fulfil it regularly. It was also concluded, based on documental analysis, that homework is effective when prescribed with the amount and frequency adapted to the context. As this is an exploratory study and not a study from a representative analysis, its results can only represent the respective background.
Descrição: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5331
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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