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Título: A influência dos sistemas de recompensas sobre a satisfação no trabalho
Autor: Serras, Patrícia Martins
Orientador: Sotomayor, Ana Maria da Silva Barbosa de
Palavras-chave: Justiça distributiva
Justiça interacional
Justiça procedimental
Satisfação no trabalho
Sistema de recompensas
Distributive justice
Interactional justice
Procedural justice
Job satisfaction
Reward systems
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: Devido à globalização da economia as empresas encontram-se obrigadas a estar em constante mutação, ocorrendo a necessidade de adaptarem os seus planos e as formas de gerir, de forma a tornarem-se mais competitivas no mercado e mais aliciantes para os atuais e potenciais futuros colaboradores. Assim, devido às circunstâncias as temáticas abordadas nesta dissertação consideram-se bastante pertinente, sendo que deve estar presente e bem definido em qualquer organização: as perceções de justiça relativas ao sistema de recompensas e a satisfação no trabalho. Neste sentido, o objetivo da presente investigação consiste em determinar a forma como as diferentes dimensões de justiça organizacional, no âmbito dos sistemas de recompensas, influenciam a satisfação no trabalho. Foi feita a revisão da literatura sobre as três temáticas principais (sistema de recompensas, justiça organizacional e satisfação no trabalho), tendo-se depois feito a aplicação de um questionário a uma empresa, a fim de obter informações que permitam aferir a relação entre a satisfação no trabalho e a justiça organizacional. O questionário foi elaborado tendo por base o instrumento de mensuração da satisfação no trabalho desenvolvido por Spector (1985), Job Satisfaction Survey, e as questões relativas às perceções de justiça organizacional face ao sistema de recompensas propostas por Colquitt (2001). Através da análise dos coeficientes de regressão múltipla obtidos para as três dimensões de justiça organizacional (justiça distributiva, justiça procedimental e justiça interacional) constata-se que todos os tipos de justiça revelam ser preditores significativos da satisfação no trabalho.
Due to the globalization of the economy companies are obliged to be constantly changing, going to need to adapt their plans and ways to manage them in order to become more competitive in the market and more attractive to current and potential future employees. Thus, due to circumstances chosen topic is considered very pertinent, and must be present and well defined in any organization: the perceptions of fairness regarding the system of rewards and job satisfaction. In this sense, the objective of this research is to determine how the different dimensions of organizational justice, in the context of reward systems influence job satisfaction. Reviewing the literature on the three main themes (reward system, organizational justice and job satisfaction) was done and it was done after the application of a questionnaire to a company that wishes to obtain results in the area of job satisfaction as the organizational justice. The questionnaire was designed based on the instrument for measuring job satisfaction developed by Spector (1985), Job Satisfaction Survey, and questions related to perceptions of organizational justice against the rewards system proposed by Colquitt (2001). Through the analysis of multiple regression coefficients obtained for the three dimensions of organizational justice (distributive justice, procedural justice and interactional justice) it appears that all types of justice prove to be significant predictors of job satisfaction.
Descrição: Mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5322
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