Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5321
Título: O património local como recurso para o desenvolvimento de competências essenciais da história no 1.º ciclo
Autor: Rebelo, Marta Sofia Santos
Orientador: Martins, Susana
Palavras-chave: Património local
Estudo do meio social
Competências
História
1.º ciclo do ensino básico
Estratégias de ensino
Estratégias de aprendizagem
Local patrimony
Study of social environment
History
1st cycle of basic education
Teaching strategies
Learning
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório intitulado O património local como recurso para o desenvolvimento de competências essenciais da História no 1.º ciclo cumpre um dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Partindo da intervenção realizada no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionado II numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este documento pretende refletir sobre essa prática, evidenciando como pode uma abordagem ativa ao património local contribuir para a formação de alunos historicamente competentes e, bem assim, para o desenvolvimento de competências transversais às restantes áreas disciplinares. Começou por estabelecer-se um breve quadro conceptual, no qual, fundamentalmente, se definiu o conceito de património local e se evidenciou a sua intrínseca relação com a construção de uma identidade local e nacional, se situou o estudo desta temática no 1º CEB, se esclareceram quais as competências específicas da História a atingir nesse mesmo ciclo de ensino e se justificaram as atividades e estratégias adotadas na sua abordagem. Passou-se então ao relato e à análise da prática desenvolvida, onde se procurou evidenciar que a implementação de atividades de carácter mais prático, como análises de imagens, trabalho investigativo e visitas de estudo, relacionadas com o património local tornam essa aprendizagem mais significativa, e concorre para a aquisição de competências essenciais da História, como a recolha de informação e o seu tratamento, a contextualização histórica e a comunicação em história. Tal abordagem contribui ainda para o sucesso das aprendizagens nas restantes áreas disciplinares, uma vez que os alunos desenvolvem competências transversais importantes para o incremento do seu processo de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT This report entitled Local patrimony as a resource for the development of essential skills in History in the 1st school years has the purpose of the obtainment of the master’s degree in teaching 1st and 2nd cycle of basic education, at “Escola Superior de Educação de Lisboa”. Starting from the intervention carried out under the Education Practice Course Supervised II in a 3rd year class of the 1st cycle of basic education, this document aims consider this practice, showing how an active approach to local heritage can contribute to the formation of historically skilled students, as well as for the development of soft skills related to other teaching areas. A brief conceptual framework was first established in which the concept of local heritage was determined in order to show its intrinsic relationship with the construction of a local and national identity and to situate the study of this issue in the 1st CEB. Some specific skills in history, to be obtained in this cycle of education, were clarified and the proper activities and strategies were adopted in their approach. The attention was then turned to the reporting and analysis of developed practice where one tried to show that the implementation of more practical activities such as image analysis , investigative tasks and school trips related to the local heritage make learning more meaningful and contribute to the acquisition of key competences of history, such as the collection of information and its treatment , the historical context and communication. Such an approach also contributes to the success of learning in other subject areas , as students develop important soft skills to increase their teaching-learning process.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5321
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_versão final.pdf5,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.