Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5320
Título: Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura
Autor: Filipe, Sara Sofia Cartaxo
Orientador: Pereira, Susana
Palavras-chave: Leitura
1.º ano do ensino básico
Caderno de leitura
Motivação
Reading
1st year of primary education
Reading notebook
Motivation
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento pretende ilustrar todo o processo realizado ao longo da prática pedagógica numa turma de 1.º ano do 1.º CEB, assim como o estudo efetuado no âmbito da rotina Oficina da Leitura, na qual foi implementado o Caderno de Leitura. A realização deste estudo partiu das fragilidades da turma detetadas durante a diagnose, assim como de um interesse pessoal e pretendeu estudar as vantagens da implementação do Caderno de Leitura como estratégia de motivação para a leitura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa. Recorreu-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados que permitiram compreender o contexto socioeducativo, assim como regular a ação educativa ao longo de toda a prática pedagógica. Relativamente ao estudo, a técnica de recolha de dados que se utilizou foi a análise das fichas de leitura contidas nos Cadernos de Leitura dos alunos, ao longo de cada uma das sete semanas de intervenção. A análise de dados efetuada permitiu verificar a evolução dos alunos relativa à aquisição da competência da leitura. Por conseguinte, o Caderno de Leitura comprovou ser uma estratégia de ensino eficiente, uma vez que estimulou e motivou os alunos para a aprendizagem em curso.
ABSTRACT The present report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Masters in Education 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This document is intended to illustrate the process carried out over the pedagogical practice in a class of 1st year of the 1st CEB, as well as the study conducted by routine Workshop reading, which was implemented Reading Book. This study set out the weaknesses of the class detected during diagnosis, as well as a personal interest and intended to study the advantages of the implementation of Reading notebook as motivation strategy for reading. The methodology used was interpretative qualitative. Resorted to different techniques and data collection instruments that allowed us to understand the socio-educational context as well as regular educational activities throughout the teaching practice. For the study, the data collection technique used was to analyze the records contained in reading books Reading pupils along each of the seven weeks of intervention. The performed data analysis has shown the evolution of the students on the acquisition of reading skills. Therefore, the Reading Notebook proven to be an effective teaching strategy, once stimulated and motivated students for ongoing learning.
Descrição: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5320
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Sara Filipe.pdf5,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.