Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5319
Título: A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos
Autor: Freitas, Ilda Maria Botequim
Orientador: Pinto, Mariana Oliveira
Palavras-chave: Planificação
Seleção de informação
Tomada de notas
Texto expositivo
Planning
Selection of information
Taking notes
Expository text
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: No presente relatório pretende-se demonstrar a importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos. O estudo realizado envolveu alunos do 3.º ano do Ensino Básico, e teve como objetivo desenvolver nos alunos competências de seleção de informação e de tomada de notas, como forma de contribuir para a melhoria da sua competência textual, nomeadamente na produção de textos expositivos. Numa primeira fase, e a partir de uma tarefa que implicava a produção de um texto expositivo a partir da leitura de dois textos sobre o tema escolhido (textos-fonte), avaliaram-se as estratégias utilizadas pelos alunos, quer na seleção de informação, quer na produção do texto. Seguidamente, foram desenhados e implementados sete módulos numa intervenção pedagógico-didática, cujo enfoque se situou na seleção de informação, na tomada de notas e na produção do texto expositivo, tendo em vista a facilitação processual (planificação, textualização e revisão) e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Por fim, foram aplicados os mesmos instrumentos de recolha de dados utilizados na primeira fase para, posteriormente, se discutirem e avaliarem os resultados do trabalho desenvolvido. Os resultados indicam, após a intervenção, por um lado, melhorias significativas nas tarefas de seleção de informação e de tomada de notas e, por outro lado, evidenciam uma estreita relação entre o desempenho na compreensão leitora e na produção escrita.
ABSTRACT This report is intended to demonstrate the importance of selecting information and taking notes in the production of expository texts. The study involved students of the 3rd year of basic education, and aimed to develop students' information selection skills and taking notes, as a contribution to the improvement of its textual competence, particularly in the production of expository texts . In the first phase, and from a task which involved the production of an essay based on the reading of two texts on the chosen theme (text source), evaluated the strategies used by students, either in the selection of information, either in text output. Then, were designed and implemented seven modules in a pedagogical-didactic intervention, whose focus was placed on the selection of information, in making notes and production of expository text, with a view to facilitating procedural (planning, textualization and review) and reflection on the activities. Finally, the same data collection instruments used in the first phase to later be discuss and assess the results of their work were applied. The results indicate, after the intervention on the one hand, significant improvements in information selection of tasks and for taking notes, and on the other hand, reveal a close relationship between the reader in understanding and performance in the writing.
Descrição: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5319
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos.pdf3,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.