Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5312
Título: Compreensão de modelos didáticos pelos alunos do 5.º ano de escolaridade em ciências naturais
Autor: Gonçalves, Mariana Inês de Oliveira Viana
Orientador: Almeida, António
Palavras-chave: Ensino das ciências
Modelos científicos
Modelos didáticos
Science education
Scientific models
Learning models
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º semestre do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta, em primeiro lugar, a dimensão reflexiva da prática, que inclui a caracterização do contexto socioeducativo, a intervenção e a avaliação da intervenção. Numa outra secção do relatório consta uma investigação – Compreensão de modelos didáticos pelos alunos do 5.º ano de escolaridade em Ciências Naturais - decorrente da intervenção educativa. Esta tinha como finalidades compreender se alguns modelos didáticos promovem a reflexão e auxiliam a compreensão dos conceitos científicos que os mesmos abordam de forma analógica e ainda verificar se os alunos reconhecem as semelhanças e as diferenças entre os modelos didáticos e a realidade que estes procuram representar. A amostra do estudo é constituída por um grupo de 28 crianças do 5.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os nove e os onze anos de idade, sendo a turma em que decorreu a PESII. Os resultados da investigação revelaram que, através da aplicação de diferentes modelos didáticos, os alunos foram tendo uma melhor perceção das analogias presentes em cada um deles, reconhecendo as semelhanças e as diferenças entre os mesmos e a realidade que representam. Estes parecem constituir assim uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos científicos.
ABSTRACT The present document was developed within the context of the subject of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master’s Degree in Primary Education. Firstly, in this report, we can see the reflexive dimension of practice, including the characterization of the socioeducative context, the intervention and the evaluation of intervention. Secondly, in another section of the document, there is an investigation – Understanding of learning models by the students of the 5th grade in Natural Sciences - based on an intervention done in classroom. The investigation aimed the understanding on how some didactic models may stimulate the reflection and help the comprehension of scientific concepts treated by those models in an analogical way. On the other hand, the investigation aimed to verify if students could recognize the similarities and differences between the didactic models and the reality they seek to represent. The sample of the study was a group of 28 students attending the 5th year of Basic School, with ages between 9 and 11 years old. These students belonged to the classroom where the PESII took place. The findings of the investigation showed that trough the application of different didactic models, students gradually acquired better perception of the analogies presented in each one of those models. At the same time, students were able to recognize the similarities and differences between them and the reality they were intended to represent. In conclusion, we can consider that the models might be used as an important tool on learning the scientific concepts.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5312
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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