Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5311
Título: O zoo como estratégia de desenvolvimento de uma consciência ética e observadora sobre os animais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Gomes, Joana Filipa Vilar
Orientador: Almeida, António
Palavras-chave: Antropocentrismo
Biocentrismo
Ecocentrismo
Ética ambiental
Jardins zoológico
Anthropocentrism
Biocentrism
Ecocentrism
Environmental ethics
Zoo
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) lecionada no 2.º Ano do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo, pretende dar a conhecer as práticas docentes adotadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico ao longo do período de intervenção. Todas as propostas efetuadas neste contexto destinaram-se a uma turma do 3.º Ano, composta por 16 alunos, de uma escola do concelho de Lisboa. No âmbito da PES II, dá-se conta da dinâmica ocorrida durantes os períodos de observação, intervenção e posterior avaliação de todo o processo. Numa atualidade em que a preocupação com os ecossistemas e tudo o que os constitui se estabelece como tema de debate constante, este documento visa ainda a análise dos resultados de um estudo. Este, por sua vez, teve como objetivo avaliar o recurso ao Jardim Zoológico de Lisboa como estratégia para influenciar o desenvolvimento de uma consciência no domínio da ética ambiental mais crítica e observadora em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a investigação, aplicou-se um questionário que refletia três perspetivas ambientalistas distintas – a antropocêntrica, a ecocêntrica e a biocêntrica – de forma a perceber o posicionamento das crianças em relação às mesmas. À primeira aplicação do questionário seguiu-se uma intervenção cuidadosamente planeada no sentido de dar a conhecer aos alunos diversas formas de olhar o Jardim Zoológico. Posteriormente, voltou a aplicar-se o questionário e comparou-se os resultados obtidos em ambos. Foi assim possível compreender que um planeamento cuidado da prática pedagógica, com um objetivo bem definido, pode levar os alunos a observar a natureza segundo diferentes perspetivas e a desenvolver competências críticas e argumentativas, posicionando-se face ao ambiente de forma fundamentada.
ABSTRACT This report, developed within the course of Supervised Teaching Practice II taught in the 2nd Year of the Master in 1st and 2nd Cycle Education, seeks to present the teaching practices adopted, in the context of the 1st cycle of basic education, throughout the intervention period. All proposals made in this regard were aimed at a group of 3rd year students, composed by 16 students from a school in the municipality of Lisbon. Under the PES II, one realizes the dynamic occurred over the several periods of observation, intervention and subsequent evaluation of the whole process. In a time in which the concern with ecosystems and their composition is established as a matter of constant debate, this paper also aims to analyse the results of a case study that had the aim of evaluating the use of the Lisbon Zoo as a means of a strategy to influence the development of a more observant and critical consciousness, in the field of environmental ethics, in 1st cycle basic education students. The data that makes up the basis of this research was collected via bi-application of a questionnaire that reflected 3 distinct environmental perspectives - anthropocentric, ecocentric and biocentric – to understand what children thought about them. The first application of the questionnaire was followed by a carefully thought and planned intervention with the aim of providing the students with different means of looking upon the Zoo. The second application of the questionnaire allowed a clear comparison of the results obtained at each application of it. By the comparison of the results from the bi-application of the questionnaire it was possible to prove and understand that the application of a carefully planned teaching practise, with a very clear and defined objective, can lead the students to observe nature from different perspectives and to develop critical and argumentative skills, positioning themselves in face of Nature in a more substantiated and reasoned manner.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclos
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5311
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado Joana 2015.pdf4,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.