Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5307
Título: Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
Autor: Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da
Orientador: Almeida, António
Palavras-chave: Perceção animal
Animais mal-afamados
Extinção de seres vivos
Perceptions animals
Unpopular animals
Extinction of living beings
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da prática de intervenção em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele está integrado um estudo que pretendeu: (i) identificar as perceções e atitudes dos alunos sobre dez animais vertebrados mal-afamados; (ii) verificar a relação entre essas perceções e atitudes e o desejo de os salvar em caso de ameaça de extinção; (iii) confirmar a relevância do papel do professor na (re) construção das perceções e atitudes dos alunos face aos animais. Para além de motivações pessoais, a relevância do tema advém do facto da diversidade do mundo animal constituir um dos assuntos do programa de Ciências Naturais do 2.º CEB que os alunos iriam abordar durante o ano letivo. A amostra do estudo foi constituída por dois grupos de participantes. O grupo experimental do qual fizeram parte dezassete dos alunos da turma de 5.º ano, com a qual foi desenvolvida a Prática de Ensino Supervisionada II. E um grupo de controlo, formado por quinze alunos de outra turma do mesmo ano e estabelecimento de ensino. A investigação realizou-se em diversas fases. Começou-se por aplicar um questionário a ambos os grupos, que visou diagnosticar as perceções e atitudes sobre dez animais mal-afamados e verificar os três menos apreciados. Seguiu-se uma intervenção com a finalidade de (re) construir as perceções e atitudes acerca dos três animais identificados previamente. Por fim, o mesmo questionário foi de novo aplicado para verificar possíveis alterações e que se assumem fruto da intervenção. Os resultados revelaram que uma intervenção bem estruturada poderá ser vantajosa para melhorar a imagem das espécies animais menos queridas, incentivando as crianças a adotar atitudes e comportamentos positivos em relação a elas.
ABSTRACT The present report is part of the Supervised Teaching Practice course, of the Master’s in Teaching (Primary Education), at the Lisbon School of Education and offers a reflection on the entire route developed over practice intervention. In this report, there’s an integrated study that aimed: (i) to identify student’s perceptions and attitudes over ten unpopular vertebrates; (ii) to verify the relationship between those perceptions and attitudes as well as the desire to save them from the threat of extinction; (iii) to confirm the relevance of the teacher’s role in the (re)construction of students perceptions and attitudes towards animals. Besides personal motivations, the relevance of this issue arises from the fact that the diversity of the animal world is one of the contents of the Natural Sciences program of the 2nd Basic Education Cycle which students would handle throughout the school year. The study sample was composed by two groups of participants. The experimental group, which integrated seventeen students from the 5th grade class with whom we developed the Supervised Teaching Practice II. And a control group, formed by fifteen students from another class of the same year and school. The research was carried out in several phases. It began with the application of a questionnaire to both groups, which aimed to diagnose their perceptions and attitudes regarding the ten unpopular animals and to verify the three under-appreciated ones. This was followed by an intervention in order to (re)construct the perceptions about the involved animals and consequences of the animal species extinction. Finally, the initial questionnaire was once again applied to confirm possible changes and which assumed themselves as a result of the intervention. The results revealed that a well-structured intervention may be advantageous to enhance the image of the unpopular species, encouraging children to adopt positive attitudes and behaviors towards them.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5307
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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