Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5299
Título: O envolvimento familiar na vida escolar dos alunos
Autor: Pinhão, Carina Sofia Arsénio
Orientador: Pires, Carlos
Palavras-chave: Relação escola-família
Envolvimento
Participação
School-family relationship
Involvement
Participation
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O sucesso escolar dos alunos não depende apenas do aluno e do docente, depende também da contribuição de outros agentes para garantir esse sucesso. O meio familiar é um desses agentes. É neste meio que a criança realiza as suas primeiras aprendizagens e inicia a construção da sua identidade. Mais tarde, este papel também é assumido pela escola, à qual não compete apenas a transmissão de conhecimentos, mas igualmente contribuir para o desenvolvimento global do indivíduo. Por estas razões, é fundamental que esta relação, entre a escola e a família, seja uma relação harmoniosa e de equilíbrio em que ambas as partes se unam para o sucesso escolar do aluno. Com base nestes pressupostos, no âmbito da prática pedagógica supervisionada, desenvolvemos um estudo sobre as conceções que os diversos atores educativos (docentes, pais e alunos) têm de envolvimento parental em que pretendemos perceber as conceções existentes na sociedade actual e o que é mais valorizado pelos atores educativos nesta relação. Contextualizado numa escola da cidade de Lisboa, este estudo foi realizado numa turma de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico com recurso a técnicas de recolha de dados: entrevista semiestruturada, observação naturalista e questionário. O presente relatório é o resultado de toda uma intervenção pedagógica e da subjacente reflexão que inclui a caracterização do contexto, a definição da problemática da turma, os princípios orientadores e as estratégias que regulam a ação educativa. Ao longo deste processo, sempre se considerou o envolvimento familiar na vida escolar como uma relação fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo da intervenção pedagógica aproxima-se de uma metodologia de Investigação-Ação com abordagem qualitativa, pois esta intervenção assumiu funções e competências docentes associada à utilização de técnicas de recolha de dados, numa perspetiva investigativa e de melhoria dessa mesma intervenção.Este trabalho é o início de uma prática profissional que pretende adaptar-se de acordo com as necessidades, características e interesses dos alunos, a fim de contribuir para uma melhoria na qualidade de ensino.
ABSTRACT The academic success of students does not solely depend on the student and the teacher; it also depends on the contribution of other agents to ensure that success. The family environment is one of those agents. It is in this environment that the child carries out its early learnings and begins the construction of their identity. Later, this role is also assumed by the school, which not only has the responsibility of imparting knowledge, but also of contributing to the overall development of the individual. For these reasons, it is vital that this relationship, between the school and the family, is a balanced and harmonious relationship in which both parties come together in order to achieve the student’s academic success. Based on these assumptions, within the supervised teaching practice, we developed a study on the conceptions that the various educational actors (teachers, parents and students) have parental involvement, in which we intend to better understand the existing conceptions in this context and what is most recognized by educational actors in this relationship. Contextualized in a school in the city of Lisbon, this study was conducted in a 2nd year class of the 1st cycle of basic education using data collection techniques: semi-structured interviews, naturalistic observation and questionnaire. This report is the result of a whole pedagogical intervention and its underlying reflection which includes the characterization of the context, the definition of the difficulties of the class, the guiding principles and strategies regulating the educational activity. Throughout this process, family involvement in school life was always considered as a fundamental aspect on the student’s development. All the work done over the pedagogical intervention reaches a methodology Research-Action with a qualitative approach because this intervention has assumed teaching duties and responsibilities associated with the use of data collection techniques in investigative perspective and improvement of that intervention. This work is the beginning of a professional practice that aims to adapt according to the needs, characteristics and interests of the students in order to help improve the quality of education.
Descrição: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5299
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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