Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5288
Título: Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
Autor: Rosado, Ana
Orientador: Silva, Francisco Vaz da
Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Palavras-chave: Indisciplina
Estratégias
Intervenção precoce
Aprendizagem
Indiscipline
Strategies
Early intervention
Learning
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado de Ensino em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e tem, como principais objetivos, a análise e a reflexão de toda a intervenção pedagógica e do estudo em destaque. No que se refere à intervenção, esta desenvolveu-se numa escola, em Benfica, com uma turma de 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste relatório são apresentados os processos de aprendizagens e as decisões tomadas no que se refere a toda a intervenção educativa, realizada em contexto de estágio, desde a fase da diagnose, passando pela prática educativa e, finalmente, a avaliação final das aprendizagens. Relativamente ao tema de investigação, que surge através de um dos objetivos do Plano de Intervenção, este tem como tema as Estratégias de Intervenção Precoce de Combate à Indisciplina. Para a concretização do mesmo, recorreu-se a métodos e técnicas de recolha de dados que se aproximam dos pressupostos da metodologia de Investigação-Ação. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura focando o tema da Indisciplina e das estratégias de combate à mesma, mais adequadas. Os dados foram recolhidos através da Observação Direta e Naturalista, sendo complementados com grelhas de Observação Sistemática. Os intervenientes do estudo são os alunos e as professoras (cooperante e estagiárias) e este assume um carater exploratório. Finalmente, os resultados do estudo são satisfatórios. Os alunos apresentaram bons resultados, no que às Ciências Sociais diz respeito e, demonstraram um aumento significativo do número de vezes que cumpriam a regra estabelecida e da forma como se pretendia repercutida. Este estudo pretende dar a conhecer uma nova estratégia que ajudará a diminuir a Indisciplina na sala de aula, numa tentativa de ajudar outros professores a olharem este tipo de problemas como um desafio.
ABSTRACT This report is the result of a work in the Teaching Practice Supervised II, of the second year of the Master degree of Education in 1st and 2nd cycles of basic education has the main objective is the analysis and reflection of the entire intervention teaching and the study highlighted. With regard to intervention, this developed into a school in Benfica, with a group of 1st year of the 1st cycle of basic education. This report presents the learning process and the decisions taken with regard to any educational intervention, conducted in the context stage, from the stage of diagnosis, through educational practice and, finally, the final assessment of learning. On the subject of research, which comes through one of the objectives of the intervention plan, this theme is the Early Intervention Strategies to Fight Indiscipline. To achieve him, it resorted to methods and data collection techniques that are close to the assumptions of Research-Action methodology. In this sense, a literature review focusing on the issue of indiscipline and strategies to fight it, most appropriate was held. Data were collected through the direct and naturalist observation, being complemented with table Note Systematics. The study participants are students and teachers (holder and trainees) and this assumes an exploratory character. Finally, the study results are satisfactory. Students showed good results in the social sciences concerns and showed a significant increase in the number of times that met the established rule and the way it was intended passed. This study aims to present a new strategy that will help lessen the indiscipline in the classroom, in an attempt to help other teachers to look at these problems as a challenge.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5288
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf5,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.