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Título: A inserção profissional de docentes (ou ex-docentes) portadores de deficiência
Autor: Camalhão, Maria Isabel Palmeira Mota Ferreira
Orientador: Rosa, João
Palavras-chave: Deficiência
Integração
Docência
Docente deficiente
Handicap
Disability
Integration teaching
Data de Defesa: Jul-2010
Citação: Camalhão, M I. P. (2010). A inserção profissional de docentes (ou ex-docentes) portadores de deficiência [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Propôs-se nesta tese descrever, e compreender a vida de e docentes com deficiência visual, auditiva e motora. O objectivo foi verificar a sua integração no meio social e escolar. Existem muitos estudos sobre o aluno com deficiência, e a sua inserção social e escolar. Perguntou-se então: Como seria se, em vez da criança, fosse estudado o docente? Optou-se por uma metodologia qualitativa, em que realizaram-se doze entrevistas semi-estruturadas a docentes com deficiência auditiva (N=4) física (N=4) e visual (N=4). As entrevistas envolveram docentes de todos os níveis de ensino abrangendo a variedade de contextos sociais onde se inserem. Demonstrou-se que o docente (ou ex-docente,) está bem integrado quer no meio profissional quer no meio social e que apesar das limitações da deficiência, esforça para acompanhar os restantes cidadãos. Não se consideram deficientes quer porque conseguem ter uma vida normal quer, porque tal implicaria uma resignação perante as suas limitações. O exercício da docência não é,em geral, afectado pela posse de uma deficiência. No entanto o docente tem de a explicar aos alunos para que estes o compreendam e respeitem. As entrevistas narram e celebram vidas de deficientes numa aventura heróica onde estes experimentam o preconceito da diferença e desconhecimento, na integração num mundo que é seu. Poder-se-ia então aplicar com o termo “vidas normais”, em que, apesar das dificuldades o cidadão deficiente integra-se na sociedade não se diferenciando dos restantes.
Abstract With this thesis we propose to describe and understand the life of technicians teachers with sight ear and physical handicap. The aim of this work is to check how the handicapped technicians and teachers succeed in life and in society in general and at school in private. There are many studies about the handicapped child/student, about the way he is able to cope with his problems in society and at school. The lack of studies with adults made us inquire: How would it be if, instead of a child, it was an adult – a teacher? A qualitative methodology was used. Twelve halfstructured interviews were conducted to handicapped teachers -8or ex-teachers). The participants, come from different levels of teaching and various social situations. The man finding was that teachers are well include either in their professional field or in their social life.It was also shown that in spite of their handicaps they were and are capable, sometimes with strong effort, to be just like the other citizens. They don’t consider themselves as handicapped as that would mean for them an acceptance of their limitations and difficulties. The teaching profession was not affect by the fact of being disabled. However, teachers need to explain it to the students, so that they can understand and respected them as teachers and human beings. The interviews focus, tell and celebrate lives of handicapped indivuals. Lives which are adventures, in a world which is also theirs, where sometimes they suffer the prejudice, the ignorance and where they are obliged to struggle to find a place. To conclude this study we may give to this thesis the title “Normal Lives” during which and in spite of tremendous difficulties the disabled citizen is one among the others.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação- Especialidade Educação Especial
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5277
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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