Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5261
Título: O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica
Autor: Janeiro, Ana Sofia
Orientador: Sousa, Otília de
Palavras-chave: Ortografia
Ditado interacionista
Ensino explícito
Reflexão linguística
Spelling
Interactive dictation
Explicit teaching
Linguistic reflection
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: Este relatório final integra-se na unidade curricular realizada no âmbito de Prática Supervisionada II do 2º ano do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a prática pedagógica realizada e uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido, como também integra uma investigação motivada pelas dificuldades ortográficas reveladas pelos alunos. Concebeu-se um estudo centrado no ensino explícito da ortografia e na abordagem do ditado interacionista, o ditado zero (0) erros. Pretendeu-se que os alunos, ao perspetivarem a língua como objeto de estudo, refletissem e partilhassem as suas conceções sobre a escrita, desenvolvendo estratégias que lhes permitissem escrever de acordo com a norma ortográfica. A amostra foi constituída por um grupo de vinte e quatro alunos do 3º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, sendo esta a turma onde também foi realizada a prática pedagógica apresentada. A investigação foi desenvolvida em três etapas fundamentais: pré-teste, intervenção e pós-teste. Depois de identificadas as necessidades específicas da turma a partir de duas tarefas distintas, o ditado e a redação, tiveram lugar diversos momentos de ensino explícito, cada um seguido, posteriormente, da abordagem interacionista do ditado, que focalizavam as dificuldades ortográficas evidenciadas pelos alunos. Por último, após a intervenção, avaliou-se o grupo, recorrendo aos mesmos instrumentos utilizados na avaliação inicial. Observou-se uma evolução das competências ortográficas visadas, indicando que, a prática de um ensino explícito acompanhada da abordagem interacionista do ditado, constituem metodologias promotoras de reflexão linguística e aprendizagem neste âmbito.
ABSTRACT This final report forms part of the Supervised Teaching Practice course of the Master of Teaching (Primary Education). It presents the pedagogical practice carried out and a reflection on the entire educational path followed and also includes an investigation prompted by spelling difficulties identified in students. This study focuses on the explicit teaching of spelling and on the interactive dictation approach. The aim was for the students, when viewing the language as an object of study, to reflect and share their concepts of writing, developing strategies to enable them to write in accordance with spelling standards. The sample consisted of a group of twenty-four students in the 3rd grade of basic education, aged between eight and nine years old. The research was developed in three main stages: pre-testing, intervention and post-testing. After identifying the specific needs of the class based on two different tasks, dictation and writing, a number of explicit teaching moments were carried out, each then followed by an interactive dictation focusing on the spelling difficulties highlighted by the students. Finally, after the intervention, an evaluation of the group was performed, using the same instruments as those used in the initial assessment. An evolution of the targeted spelling skills was noted, indicating that the practice of monitored explicit teaching and interactive dictation are methodologies that promote linguistic reflection and learning in this area.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5261
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final PESII Ana Sofia Janeiro 2013125..pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.