Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5259
Título: Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Ferreira, Mafalda de Sá
Orientador: Gonçalves, Carolina
Palavras-chave: Compreensão leitora
Ensino explícito
Leitura
Avaliação
Reading comprehension
Explicit teaching
Reading
Evaluation
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório, referente à Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, resulta de uma análise reflexiva, crítica e fundamentada sobre todo o processo ao longo da prática educativa que se realizou numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola no concelho de Sintra. Conforme a caracterização efetuada no período de observação, identificou-se fragilidades e potencialidades da referida turma, a partir das quais se definiu a problemática e se traçou os objetivos específicos para o plano de intervenção, tendo surgido um estudo focado nas estratégias de compreensão leitora. De forma a cumprir o referido estudo adotou-se uma metodologia baseada na investigação-ação que se desenvolve numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e ação. Neste contexto, os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu expressivamente para a melhoria do desempenho dos alunos nesta competência, em particular na compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica.
ABSTRACT This report, part of the Supervised Teaching Practical Course II (Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II), is the result of a well-founded reflexive and critical analysis regarding the entire process of teaching practice which took place in a 3rd grade class, in a primary school within the Sintra municipality. As per the profiling made during the observation period, weaknesses and opportunities were identified in the aforementioned class, based on which problems were defined and specific goals were established towards the intervention plan, research having been put forward which focused on reading comprehension strategies. In order to apply this research, an action research based methodology was adopted, unraveling in a cyclic spiral of observation, planning, thinking and action. Within this context, the results of the study showed that explicit teaching of reading comprehension strategies expressively contributed to an increase in student performance within this skill, particularly in inferential comprehension, reorganization and critical comprehension.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5259
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final_ Mafalda Ferreira.pdf12,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.