Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5255
Título: Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
Autor: Silva, Filipa Cruz da
Orientador: Gonçalves, Carolina
Palavras-chave: Didática da língua
Escrita
Estratégias de compreensão
Leitura
Texto narrativo
Language's didactic
Writing
Comprehension strategies
Reading
Narrative text
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do plano de estudos do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se que este seja um documento reflexivo e fundamentado sobre a prática desenvolvida com uma turma do 2.º ano de escolaridade de uma Instituição Privada de Solidariedade Social da freguesia de São Domingos de Benfica. O mesmo debruça-se ainda sobre uma investigação realizada focada no papel da leitura no processo de ensino e de aprendizagem da escrita de textos narrativos. O objetivo deste estudo é compreender o impacto da utilização de estratégias de compreensão leitora na melhoria das produções de textos narrativos. O trabalho realizado iniciou-se num período de observação, durante o qual se procedeu à caracterização do contexto socioeducativo. Esta caracterização permitiu identificar as potencialidades e fragilidades da turma que conduziram à definição da problemática, dos objetivos gerais e de um plano de intervenção. Este deu sentido à prática, pelo que será alvo de análise no presente relatório. A intervenção enquadrou-se numa metodologia com características da investigação-ação, num paradigma qualitativo. Os resultados revelaram que os objetivos gerais definidos foram concretizados e que o recurso a estratégias de compreensão leitora contribuiu para o progresso dos alunos na escrita de textos narrativos.
ABSTRACT The present report was developed as part of the course Prática de Ensino Supervisionada II of the study plan of the Master in Education in the 1st and 2nd cycle. This document is intended to be reflexive and reasoned on the practice developed with a class of the 2nd year of a Private Institution of Social Solidarity in the São Domingos de Benfica's parish. Furthermore, this report is based on a research focused in the purpose of the reading in the teaching process and on learning of narrative texts. The aim of this study is to understand the impact of using reading comprehension strategies in the improvement of the narrative texts production. This work started in an observation period, where the characterization of the social-educational context was performed. This characterization allowed identifying the potential and weakness of the class that led to the definition of the problem, the general objectives and the intervention plan. This plan are going to be analyzed in the current report, because it gave meaning to the practice. The intervention is based on a methodology with investigation-action characteristics, in a qualitative paradigm. The results showed that the defined general objectives were achieved and that the use of reading comprehension strategies contributed to the students’ progress in the writing of narrative texts.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5255
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da leitura à escrita.pdf15,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.